Filmes
Ranking
Trailers
MÚSICA
Terra Agito
Terra DJ
Terra Rádio
Rádio Expresso 2222
Videoclipes
Promoções
Showlivre
Coluna Interface
Neoradio
Manguenius
MP3/Tucows
MP3Box
Dave Matthews
Exclusivo!
Chat Show
Carnaval 2001
No Limite
Oscar 2001
Grammy 2001
Rock in Rio
Herbert Vianna
Bruxas de Blair
Luana Piovani
MAM - São Paulo
Museu Virtual
The Boy
The Girl
Guia do Homem
SP Fashion Week
Kids
Disney Blast
Digimon
Pokémon
Turma do Cabralzinho
Banco Imobiliário
Sebastião Salgado
Maratona
Banja
Games
Outerspace
Palavras Cruzadas
Seu time
Afterdark
Almanaque
Brasil Leitura
Pensarte
Proa da Palavra
Trem de Minas
Virtual Books
Blocos
 
 
 

Circus Oz faz espetáculo mambembe irônico e surpreendente


Terça, 28 de maio de 2002, 08h20

Os artistas do Circus Oz, que se apresentam no Teatro Alfa, em São Paulo, até o dia 1 de junho, formam um espetáculo imperdível. Esta trupe australiana, que carrega uma influência marcante do canadense Cirque du Soleil, foi criada há 24 anos e volta ao Brasil depois de apresentar-se no Ginásio do Pacaembu, em 1993, também na capital paulista.

Os artistas se propõem, antes de qualquer coisa, a fazer um espetáculo que traga a marca registrada do seu país. "Não somos nacionalistas, e já trabalhamos com artistas de diferentes nacionalidades", afirma o diretor do circo, Mike Finch. "Porém, em tempos de globalização, fazemos questão de criar um espetáculo que seja inconfundivelmente australiano."

Todos nós temos uma memória e uma imagem do que seja um espetáculo de circo: grotesco ou fantástico, admirável ou patético, alegre ou melancólico, o circo de que todos nos lembramos tem um pouco de tudo isso.

Finch e sua trupe conseguem trazer todas essas emoções contraditórias para dentro de seu espetáculo, e o fazem de maneira inconfundível: é notória a irreverência dos artistas, que não param de brincar com a platéia e transformam espectadores em atores involuntários.

Outra característica do grupo é senso de humor seco e direto que se manifesta, por exemplo, em números como o da corda-bamba de fogo - um dos primeiros do espetáculo, que fez a platéia retorcer-se de tanto rir -, que, ao mesmo tempo em que admiram pela sua proeza técnica, fazem pensar na informalidade, na ironia e na alegria dos artistas.

Trata-se de um espetáculo de teatro que é, ao mesmo tempo, um circo e uma reinterpretação de uma estética, de um conjunto de emoções pertinentes ao mundo do circo. A compenetrada solenidade dos números mais espantosos do "Grande Circo" aqui dá lugar a versões bem-humoradas desse mesmo repertório, como no caso dos acrobatas-equilibristas que precedem o seu número com um hilariante "sketch", em que arrasam com os delírios de virtualidade dos tempos modernos.

Elementos tradicionais também entram em cena: trapezistas que deixam o público de boca aberta e as crianças com o coração na mão; malabaristas capazes de equilibrar dez pratos girando na ponta de varas; equilibristas que desafiam o fogo no alto da corda bamba.

Só que em vez de pompa e circunstância, tudo isso é acompanhado de comentários sarcásticos: ao mesmo tempo, Circus Oz é um circo e também uma paródia do espetáculo circense.

De qualquer forma, é impossível conter a admiração diante de artistas que sustentam o peso de outros atados às suas cabeleiras, ou atravessam o palco de ponta a ponta em rodas de fogo.

A música ao vivo acrescenta enorme vitalidade ao espetáculo, e é também o tema de um dos números apresentados, no qual uma pequena orquestra aos poucos vai se desfazendo, terminando com o hilariante vôo do contrabaixista e seu instrumento.

Os artistas, deliberadamente andróginos, excessivamente grandes ou excessivamente pequenos, criam um universo humano em que se diluem as fronteiras. Sexualizados e irônicos tanto quanto ágeis e surpreendentes, os australianos do Circus Oz criam o mais fantástico e esquisito circo mambembe da Terra.

Reuters

volta

 
 

CINEMA
TEATRO
SHOWS
EXPOSIÇÕES

RESTAURANTES E BARES

TURISMO
 
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade