Filmes
Ranking
Trailers
MÚSICA
Terra Agito
Terra DJ
Terra Rádio
Rádio Expresso 2222
Videoclipes
Promoções
Showlivre
Coluna Interface
Neoradio
Manguenius
MP3/Tucows
MP3Box
Dave Matthews
Exclusivo!
Chat Show
Carnaval 2001
No Limite
Oscar 2001
Grammy 2001
Rock in Rio
Herbert Vianna
Bruxas de Blair
Luana Piovani
MAM - São Paulo
Museu Virtual
The Boy
The Girl
Guia do Homem
SP Fashion Week
Kids
Disney Blast
Digimon
Pokémon
Turma do Cabralzinho
Banco Imobiliário
Sebastião Salgado
Maratona
Banja
Games
Outerspace
Palavras Cruzadas
Seu time
Afterdark
Almanaque
Brasil Leitura
Pensarte
Proa da Palavra
Trem de Minas
Virtual Books
Blocos
 
 
 

Parque temático Drácula pode tirar charme de cidade medieval


Segunda, 27 de maio de 2002, 14h39

A eterna sedução de Drácula pode mudar para sempre a cidade onde o conde nasceu, na Transilvânia, se forem aprovados os planos para a construção de um parque temático baseado no rei dos vampiros.

O parque, com investimentos de 32 milhões de dólares, incluiria um castelo fantasma com câmaras de tortura, atrações assustadoras e restaurantes servindo miolos fritos, "gelatina do terror" e coquetéis vermelho-sangue. Ele seria erguido sobre uma colina próxima à cidade medieval de Sighisoara.

É o que proclama um grande outdoor colocado pelo Ministério do Turismo da Romênia no terreno de 60 hectares, que também é uma reserva florestal repleta de carvalhos antigos.

A infra-estrutura no local é deficiente, o aeroporto mais próximo fica a horas de distância e até agora o Ministério do Turismo só conseguiu levantar investimentos de 3,2 milhões, muito menos do que esperava.

Mas o ministro do Turismo, Dan Matei Agathon - cujos outros projetos incluem transformar a costa do Mar Negro romeno num paraíso tropical através do plantio de palmeiras - diz que já é o suficiente para a obra começar.

CHARME MEDIEVAL

Ambientalistas e moradores da cidade de Sighisoara se opõem à idéia, dizendo que o parque em estilo Disney acabaria com as características próprias da cidade, erguida no século 13.

Sighisoara é o local onde, no século 15, nasceu o conde romano Vlad Tepes (Vlad, o Empalador), que teria servido de inspiração para o romance gótico "Drácula", do autor irlandês Bram Stoker.

Um dragão dourado enfeita a entrada a casa de três andares, situada na praça central da cidade, onde Vlad Dracul, pai de Vlad Tepes, viveu entre 1431 e 1435.

Dracul foi um apelido dado ao pai depois que um rei húngaro o agraciou com a Ordem do Dragão - "draco", em latim, mas traduzido para o romeno como "Dracul", ou o demônio.

O apelido acabou caindo como uma luva em seu filho, devido às histórias assustadoras sobre a crueldade de Vlad, o Empalador, que deram lugar às histórias de vampiros exploradas por Bram Stoker em seu livro.

O passatempo favorito de Vlad, o filho, era empalar ladrões, criminosos e seus inimigos. Os corpos deles eram deixados empalados em estacas ao lado das estradas, para servir de exemplo.

Sighisoara é patrimônio histórico mundial declarado pela Unesco, e os responsáveis pela campanha contra a construção do parque temático na cidade vão pedir ajuda à ONU.

Reuters

volta

 
 

CINEMA
TEATRO
SHOWS
EXPOSIÇÕES

RESTAURANTES E BARES

TURISMO
 
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade