Filmes
Ranking
Trailers
MÚSICA
Terra Agito
Terra DJ
Terra Rádio
Rádio Expresso 2222
Videoclipes
Promoções
Showlivre
Coluna Interface
Neoradio
Manguenius
MP3/Tucows
MP3Box
Dave Matthews
Exclusivo!
Chat Show
Carnaval 2001
No Limite
Oscar 2001
Grammy 2001
Rock in Rio
Herbert Vianna
Bruxas de Blair
Luana Piovani
MAM - São Paulo
Museu Virtual
The Boy
The Girl
Guia do Homem
SP Fashion Week
Kids
Disney Blast
Digimon
Pokémon
Turma do Cabralzinho
Banco Imobiliário
Sebastião Salgado
Maratona
Banja
Games
Outerspace
Palavras Cruzadas
Seu time
Afterdark
Almanaque
Brasil Leitura
Pensarte
Proa da Palavra
Trem de Minas
Virtual Books
Blocos
 
 
 

Afeganistão quer restaurar os budas de Bamiyán e sua cultura


Segunda, 27 de maio de 2002, 11h40

O líder interino do Afeganistão, Hamid Karzai, pediu nesta segunda-feira que a comunidade internacional ajude o devastado país a restaurar seu patrimônio cultural, danificado e saqueado por mais de duas décadas de guerras.

Durante um seminário cultural em Cabul, Karzai descreveu como "irreparável" a destruição dos dois budas gigantes de Bamiyán no ano passado pelo regime Taliban, que governou o Afeganistão.

"Espero que os intelectuais e os amantes da cultura tomem decisões sobre como preservar e revitalizar o patrimônio cultural do Afeganistão", disse em um seminário organizado pela Unesco, órgão de cultura e educação da Organização das Nações Unidas (ONU).

O diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura, falou que o Afeganistão era o testemunho vivo de mais de 2000 anos de história e a expressão de muitos povos, culturas e crenças diferentes.

Espera-se que o seminário de três dias proponha a reconstrução de alguns importantes lugares históricos, em um país situado na interseção de culturas asiáticas, européias e do Oriente Médio, na chamada Rota da Seda.

Os projetos, a um custo estimado de cinco milhões de dólares, incluem a reconstrução dos Budas de Bamiyán - de 53 e 38 metros de altura -, a restauração do museu de Cabul e a preservação dos famosos minaretes islâmicos, como o de Jam, nas montanhas da Província de Ghor, no oeste do país.

A Unesco disse que o minarete de Jam do século 12, o segundo mais alto do mundo com quase 58 metros, será adicionado na sua lista de Patrimônio da Humanidade em junho.

O órgão cultural da ONU também tentará adquirir e devolver importantes antiguidades afegãs e outros objetos que estão agora em mãos de museus estrangeiros.

O patrimônio cultural do Afeganistão é considerado como um dos mais ricos do mundo.

Levantado entre o Irã, o subcontinente indiano e Ásia Central, o país se encontra no meio de uma rota comercial chave para várias potências estrangeiras.

Reuters

volta

 
 

CINEMA
TEATRO
SHOWS
EXPOSIÇÕES

RESTAURANTES E BARES

TURISMO
 
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade