Filmes
Ranking
Trailers
MÚSICA
Terra Agito
Terra DJ
Terra Rádio
Rádio Expresso 2222
Videoclipes
Promoções
Showlivre
Coluna Interface
Neoradio
Manguenius
MP3/Tucows
MP3Box
Dave Matthews
Exclusivo!
Chat Show
Carnaval 2001
No Limite
Oscar 2001
Grammy 2001
Rock in Rio
Herbert Vianna
Bruxas de Blair
Luana Piovani
MAM - São Paulo
Museu Virtual
The Boy
The Girl
Guia do Homem
SP Fashion Week
Kids
Disney Blast
Digimon
Pokémon
Turma do Cabralzinho
Banco Imobiliário
Sebastião Salgado
Maratona
Banja
Games
Outerspace
Palavras Cruzadas
Seu time
Afterdark
Almanaque
Brasil Leitura
Pensarte
Proa da Palavra
Trem de Minas
Virtual Books
Blocos
 
 
 

Exposição mostra parte da Enciclopédia de Diderot e D'Alembert


Sábado, 25 de maio de 2002, 11h47

A exposição Tecnologia e Civilização - A Importância da Enciclopédia Diderot e D'Alembert, poderá ser vista até 20 de junho, no Teatro do Sesi, no Rio de Janeiro.

Aberta na quinta-feira (23) pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a exposição mostra parte dos 46 volumes da publicação francesa (dois deles somente com ilustrações), datada de 1752.

A exposição percorrerá todas as unidades do Sistema Firjan no interior do Estado do Rio e, mais tarde, ficará exposta no Centro Cultural Franklin Sampaio, em Petrópolis, na casa de rico acervo cultural que pertenceu ao industrial e que está sendo restaurada pela Firjan.

O exemplar da enciclopédia, considerada "O livro dos livros" por ter permitido a difusão da tecnologia e, portanto, sido importante ferramenta para a revolução industrial na França, foi encontrado em um sebo de Paris pelo diretor do Centro Internacional de Negócios da Firjan e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ), Amaury Temporal, durante uma viagem de negócios, no ano passado.

Avisado da possibilidade de venda da obra, o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, decidiu adquiri-la e incorporá-la ao acervo da entidade.

A data da inauguração da exposição coincide com as comemorações do Dia da Indústria. A idéia da exposição, que conta com o apoio do Arquivo Nacional, contextualiza a Enciclopédia dentro da revolução industrial, por ter permitido o acesso em massa a informações antes restritas a pequenos grupos familiares.

A partir daí, começou a ser montado o cenário para o nascimento das grandes corporações. Pouca gente pensa nisso, mas a atividade indústrial foi viabilizada pela Enciclopédia e pela transmissão de conhecimentos que ela que permitiu.

Diderot e D'Alembert ajudaram a disseminar os conhecimentos científicos e tecnológicos da época e tiveram o apoio de diversos cientistas e intelectuais de seu tempo, entre eles Rousseau e Voltaire.

A palavra enciclopédia significa aprisionamento de conhecimentos e sua finalidade é reunir conhecimentos dispersos e apresentá-los de forma sistêmica. Na metade do Século XVIII, o editor Denis Diderot lançou sua Encyclopédie, um trabalho feito em conjunto com Jean D'Alembert, que se responsabilizou pelas áreas de matemática e física.

Foi chamada "O livro dos livros", tamanha sua importância e seu peso intelectual. O Século XVIII ficou marcado como "O Século dos Enciclopedistas".

A exposição Tecnologia e Civilização - A Importância da Enciclopédia Diderot D'Alembert pode ser visitada do Teatro do Sesi, Avenida Graça Aranha 01, Centro, Rio de Janeiro.

Agência Brasil

volta

 
 

CINEMA
TEATRO
SHOWS
EXPOSIÇÕES

RESTAURANTES E BARES

TURISMO
 
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade