Filmes
Ranking
Trailers
MÚSICA
Terra Agito
Terra DJ
Terra Rádio
Rádio Expresso 2222
Videoclipes
Promoções
Showlivre
Coluna Interface
Neoradio
Manguenius
MP3/Tucows
MP3Box
Dave Matthews
Exclusivo!
Chat Show
Carnaval 2001
No Limite
Oscar 2001
Grammy 2001
Rock in Rio
Herbert Vianna
Bruxas de Blair
Luana Piovani
MAM - São Paulo
Museu Virtual
The Boy
The Girl
Guia do Homem
SP Fashion Week
Kids
Disney Blast
Digimon
Pokémon
Turma do Cabralzinho
Banco Imobiliário
Sebastião Salgado
Maratona
Banja
Cabeção
Games
Outerspace
Palavras Cruzadas
Seu time
Afterdark
Almanaque
Brasil Leitura
Pensarte
Proa da Palavra
Trem de Minas
Virtual Books
Blocos
 
 
 

Tela pouco conhecida de Pablo Picasso vai a leilão em Londres


Quinta, 23 de maio de 2002, 14h18

Um quadro de Pablo Picasso, no qual o artista retratou sua amante, irá a leilão em Londres no próximo mês. É a primeira vez que a tela será vista em público em meio século.

"Nós a avaliamos em entre 6 e 9 milhões de libras (cerca de 12 a 18 milhões de dólares), mas é uma estimativa conservadora. Obras de qualidade vêm sendo muito procuradas", disse Conor Jordan, diretor de arte moderna da casa de leilões Christie's.

A tela, intitulada Nu au Collier, faz parte de uma série pintada por Picasso, no início dos anos 1930, de sua jovem amante Marie-Therese Walter.

Ela integra uma coleção européia privada e não é vista em público desde duas exposições em Oslo na década de 1950, disse Jordan à Reuters na terça-feira, quando a obra foi mostrada à imprensa.

É conhecida a história de como Picasso, então com 45 anos e casado com Olga, esbarrou em Marie-Therese, que tinha 17 anos, numa rua de Paris, em 1927. Ele teria dado uma cantada pouco original: "Eu sou Picasso. Você e eu vamos fazer grandes coisas juntos".

Funcionou, e eles fizeram grandes coisas, sim - se bem que Picasso só tenha deixado sua mulher em 1935, depois que esta deu à luz sua filha, Maia.

Pintado em 1932, Nu au Collier é incomum, na medida em que o artista faz uso vibrante de cores e linhas, num estilo que lembra o de seu amigo e concorrente Henri Matisse.

"Este quadro é lírico. É a única palavra adequada para descrevê-lo", disse Jordan. "Os olhos estão abertos, o que é incomum nos retratos de Marie-Therese, de modo que há um apelo muito mais forte lançado ao espectador".

"As linhas são voluptuosas, e o uso de verdes e lilases fortes é uma das marcas registradas dos retratos que Picasso pintou da moça", acrescentou.

Jordan disse que espera uma noite animada no leilão, que acontecerá em 25 de junho, devido à fase boa que atravessa o mercado de arte - e, especialmente, o de arte impressionista e moderna.

Reuters

volta

 
 

CINEMA
TEATRO
SHOWS
EXPOSIÇÕES

RESTAURANTES E BARES

TURISMO
 
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade