Curiosidades    Ciência e Tecnologia
Capa
Ciência e Tecnologia
Comes e Bebes
Cultura
Esportes
Fatos Absurdos
Frases e Provérbios
História
Lugares
Marcas e Personagens
Mundo Natural
Objetos
Recordes
Ser Humano
Variedades
 Sites Relacionados
» Ciência
» Educação
 Fale conosco
Envie suas críticas e sugestões para o Terra Curiosidades

  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

Galo, pato e ovelha foram os primeiros a voar em um balão

Na vanguarda de Laika, cãozinho que foi mandado ao espaço pelos russos em 1957, três animais - um galo, um pato e uma ovelha - compuseram o primeiro vôo de balão de ar quente tripulado, em Paris, em 19 de setembro de . O aparelho foi projetado pelos irmãos Montgolfiers, dois franceses apaixonados pela aeronáutica que descobriram em 1782 que o ar aquecido, quando coletado por um saco de tecido leve, ascenderia rumo ao céu. O vôo dos bichinhos percorreu o céu da capital francesa por cerca de oito minutos, movendo-se por 3,2 quilômetros.


Estrelas piscam devido a turbulências na atmosfera

O pisca-pisca das estrelas no céu noturno é causado por turbulências na atmosfera da Terra. A imagem de uma estrela é basicamente um ponto de luz no céu. Quando a atmosfera se agita, a luz emitida por uma estrela sofre um efeito de refração e é desviada em diversas direções. Por isso, a imagem da estrela sofre leves alterações de brilho e posição, e ela fica "piscando". Essa é uma das razões que tornam o super-telescópio Hubble tão eficiente: ao invés de estar situado na superfície da Terra, ele orbita no espaço, por cima da atmosfera terrestre, driblando a refração da luz e obtendo assim imagens mais nítidas. E as estrelas que não piscam a olho nu? Essas não são estrelas, e sim planetas, que por seu tamanho definido e maior proximidade da Terra conseguem formar uma imagem estável ao olho humano.


Ser humano sobreviveria dois minutos no espaço sideral

Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, um ser humano que fosse lançado ao espaço sideral sem nenhuma proteção não explodiria, e tampouco congelaria. Na verdade, os cientistas calculam que a exposição ao vácuo não causaria nenhum dano imediato a uma pessoa, desde que ela não tentasse trancar a respiração. Segurar o fôlego poderia causar problemas nos pulmões, um efeito semelhante ao que pode ocorrer com mergulhadores em grandes profundidades. Fora isso, os efeitos previstos seriam queimaduras solares, uma leve descamação da pele e dor de ouvido nos primeiros dez segundos de "passeio" pelo espaço. A falta de oxigênio provocaria perda de consciência depois de um ou dois minutos, seguida finalmente pela morte por asfixia.


Fractais explicam o formato das nuvens

Um fractal é uma forma geométrica que pode ser subdividida em partes menores, sendo que cada uma dessas partes é uma cópia reduzida da forma inteira. Muitas estruturas matemáticas são fractais, e através delas consegue-se obter imagens irregulares e fragmentadas, algumas impressionantes por sua complexidade e beleza. Formas fractais também estão presentes na natureza e podem ajudar a descrever muitos objetos do mundo real que não correspondem a formas geométricas simples, como nuvens, montanhas, costas litorâneas e a turbulência do ar.


A conquista do céu

O primeiro balão de ar quente, a máquina que deu ao homem a conquista do céu, foi ao ar em Annonnay, em 1783. O engenho foi fabricado por Joseph-Michel e Jacques-Étienne Montgolfier, dois irmãos donos de uma próspera fábrica de papel em Vidalon, no Sul da França. O negócio foi o primeiro passo para que eles pudessem financiar seus experimentos científicos já que produziam a matéria-prima do invento. Um ano antes do vôo, em 1782, eles deduziram que a fumaça poderia fazer um leve saco feito de tecido ou papel alçar vôo. Mesmo não estando totalmente certos (já que o que ascende os balões é o ar quente e não a fumaça), o pequeno erro não impediu que fossem bem-sucedidos. O vôo, alimentado por palha e algodão em chamas, subiu cerca de 914m, pousando a mais de três quilômetros de distância. O primeiro balão tripulado, também feito pelos irmãos Montgolfier, voou sobre Paris, levando o físico Jean-François Pilâtre de Rozier e François Laurent por 8,8 km em 25 min.
Leia mais:
» Galo, pato e ovelha foram os primeiros a voar em um balão
» Experiência com balão feita por padre brasileiro em 1709 foi considerada um fiasco


  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade