Curiosidades    Ciência e Tecnologia
 Fale conosco
Envie suas críticas e sugestões para o Terra Curiosidades

Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página

Até 1887, átomo era tido como a menor partícula de matéria existente

A palavra átomo vem do grego (a = sem + tómos = divisão). Significa sem divisão. Até 1887, acreditava-se ser a menor partícula de matéria que se pudesse obter. Naquele ano, o cientista inglês Joseph John Thomson anunciou a existência do elétron, mil vezes menor que o menor átomo conhecido, o do hidrogênio.

Holandês descobriu os micróbios testando microscópio que inventara

Foi o holandês Anton van Leeuwenhoek quem descobriu os micróbios. Em 1676, testando o microscópio que inventara, observou "pequenos animais" movendo-se com rapidez em uma infusão de capim. Como entendia apenas de ótica, e não de biologia, não percebeu que, naquele momento, começava uma revolução na medicina.

Clonagem da ovelha Dolly derrubou dogma da biologia

A clonagem da ovelha Dolly apenas derrubou o dogma da biologia de que células não-germinativas de animais superiores eram incapazes de gerar um novo ser. Como método de reprodução, entretanto, foi um fracasso. O pesquisador Ian Wilmut transformou 277 células comuns da ovelha em embriões. Só vingou Dolly.

Descoberta sugere que o homem tenha começado a falar 60 mil anos a.C.

A descoberta de um osso hióide – que se situa na base da língua – em uma caverna do Monte Carmelo, em Israel, sugere a possibilidade de que o ser humano tenha começado a articular os sons e aprendido a falar em torno de 60 mil anos antes da Era Cristã.

Astrônomo grego calculou com precisão a distância entre a Terra e o Sol

Em 280 antes da Era Cristã, já se sabia que a Terra e a Lua giravam em redor do Sol. O astrônomo grego Aristarco formulou esta teoria e calculou com muita precisão a distância da Terra ao Sol e à Lua. Seu método de cálculo era de tal forma engenhoso que, no século 17, Joannes Kepler ainda o utilizava em seus trabalhos.

Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página