|
Aprenda a lançar um urso geográfico
Este projeto é superlegal para quem está estudando o planisfério, meridianos e paralelos, ou países distantes. Você pode pedir para um professor organizar, ou fazer com seus amigos da classe.
Funciona assim: quem quiser participar deve trazer um ursinho, ou outro bicho de pelúcia ou boneco, um cujo dono não vá ficar muito triste se for perdido. Cada vez que um pai, mãe ou conhecido de alguém, ou mesmo alguém da escola, for viajar, de preferência para longe, a turma pede para essa pessoa levar um urso junto. Quando chegar ao destino, a pessoa deve entregar o urso para alguém que vá para outro lugar (quanto mais longe, melhor) e pedir para que passe o urso adiante do mesmo jeito. O objetivo é que o urso dê a volta ao mundo de carona.
Cada urso ou boneco deve ser preparado para viagem. Num pedaço de cartolina cole, de um lado, uma foto do pessoal da sua classe e do outro, escreva uma mensagem do urso explicando o projeto e dando o endereço e telefone da escola (ou de alguém responsável pelo projeto), para o último viajante poder ligar e combinar de alguém ir buscar o aventureiro. O ideal é que a mensagem vá em inglês, pois é uma língua que mais gente entende. Peça para a professora de inglês ajudar. Veja um exemplo de mensagem em português:
|
Meu nome é Chico e eu sou um urso viajante da 5ª séria A da Escola Estadual Getúlio Vargas, em São Marco das Flores, MG. Por favor, me leve com você até e me entregue para alguém que vá ainda mais longe quando uma chance aparecer. Quando eu estiver perto de casa outra vez, por favor telefone para a escola - (031) 222.5566 - e peça para alguém vir me buscar.
|
Cubra os dois lados da cartolina com fita adesiva ou papel contact transparente, faça um furo e passe um cordão, que deve ser amarrado ao pescoço do urso de um jeito que não vá sair. Este cartão é como uma identidade. Se for perdido, dificilmente ele vai voltar.
O urso deve carregar também uma bolsinha ou mochilinha (do tamanho dele) com cartões postais endereçados à turma (endereço da escola), um caderninho e uma caneta. Acrescente instruções dentro da mochila: cada pessoa para quem o urso for entregue pode assinar o caderninho e mandar um cartão contando por onde ele anda. Prenda um mapa mundi no mural da classe e vá marcando com pininhos os lugares por onde o urso passa. E já aproveite para prender os postais no mural também.
Quem inventou esta atividade foi John Cassidy, autor do livro Earchsearch - A Kid's Geography Museum in a Book (Busca na Terra: Um Museu Infantil de Geografia em um Livro). Ele conta no livro que várias turmas de crianças americanas já mandaram ursos pelo mundo afora, e que uma boa parte deles volta. Alguns demoram mais, outros menos. Um urso, ele conta, encontrou um time de basquete da NBA de arranjou autógrafos de vários jogadores famosos. Outros andaram nas mãos de comissários de bordo e fizeram a volta ao mundo em menos de um mês.
|