Imagem com direitos marcários e autorais reservados a Time Warner® Imagem com direitos marcários e autorais reservados a Time Warner®
 › Crianças › Harry Potter › Notícias


Brincadeiras
Cartões
Filme
J.K. Rowling
Livros
Novidades
Papel de parede
Personagens

 Sites Relacionados
Cinema
Crianças
Diversão
 Notícias

Magia de HP e a Pedra Filosofal conquista jornalistas no Brasil
Segunda-feira, 19 de novembro de 2001

"Febre mundial" já virou uma designação clichê para explicar (com o perdão de outro lugar-comum) o fenômeno Harry Potter. A série de livros da autora britânica J.K. Rowling já foi lida por mais de meio mundo. Criou uma legião de "pottermaníacos" entre crianças, jovens e marmanjos. Mesmo quem ainda reluta em conferir a saga do jovem bruxinho já está cansado de ouvir sobre suas peripécias nas páginas dos livros e nos caixas das livrarias. Pode-se imaginar, portanto, a expectativa gerada em torno de Harry Potter e a Pedra Filosofal, versão cinematográfica do primeiro volume da série que estréia mundialmente em 16 de novembro (quando o elenco volta a se reunir para gravar a continuação) e chega ao Brasil dia 23.

Há mais de um ano o filme vem sendo anunciado. Em março, fãs lotaram os cinemas britânicos para conferir apenas o trailer de A Pedra Filosofal. A recusa de Steven Spielberg (que estava ocupado com A.I.) e sua substituição por Chris Columbus (de Esqueceram de Mim) na direção do longa também gerou discussões calorosas. O risco de uma enorme decepção, porém, é eliminado logo nos primeiros minutos do filme. Com ótimas atuações e fidelidade à trama original, Harry Potter corresponde a quase tudo que os fãs esperavam. Os 153 minutos de duração realmente são, ipsis literis ao que disseram os críticos britânicos, "pura magia".

Harry (Daniel Radcliffe) é um garoto órfão que mora no armário embaixo da escada da casa de tios maldosos. Ao completar 11 anos, ele descobre ser um bruxo e que foi aceito na tradicional Escola de Magia de Hogwarts. Lá, Harry conhece seus dois melhores amigos; Hermione (Emma Watson) e Rony (Rupert Grint), além de seu talento para o quadribol, principal esporte dos mundo mágico. É em Hogwarts também que Harry fica sabendo a identidade do assassino de seus pais - por tabela, seu principal inimigo.

O diretor norte-americano procurou cumprir todas as exigências de J.K. Rowling. A começar pela seleção do elenco, composto unicamente por atores britânicos. A estratégia foi escalar artistas queridos do público. Robbie Coltrane, primeiro ator confirmado no elenco, soube dosar a rusticidade e a doçura marcantes do gigante Hagrid. Já Maggie Smith, uma das atrizes mais conhecidas da Inglaterra, interpreta bem a severidade da professora Minerva McGonagall.

O grande destaque, porém, vai para as crianças. Daniel Radcliffe emprestou meiguice ao personagem que, nos livros, parece ser muito mais traquinas. Apesar disso, ele é a "cara" de Harry, segundo a própria autora: "quando vi Daniel pela primeira vez, parecia que havia encontrado um filho que não via há anos", disse Rowling durante a divulgação do filme. Emma Watson e Rupert Grint também mostram muito talento, principalmente nas tiradas de humor tipicamente britânico.

Outra exigência de Rowling era de que a trama não fosse alterada. A história sofreu, porém, alguns ajustes para ser resumida em duas horas e meia. Os fãs mais exigentes, por exemplo, irão reclamar que a forma como Harry e Draco Malfoy (seu principal desafeto em Hogwarts, interpretado por Tom Felton) se conhecem é diferente da descrita no livro. Nada, porém, afeta sua essência que, transportada para as telas, manteve-se com ares de conto de fadas, sem apelar para pieguice ou para o suspense infantil.

Quem leu Harry Potter vai se deleitar com detalhes, imagens e feições de persongens até então imaginários. Cenas como da partida de quadribol e do jogo de xadrez humano são admiráveis. Já para o leigo (ou "trouxa", nome que, na história, significa "não bruxo"), há a grande vantagem de não saber o que irá acontecer na cena seguinte - e muito menos no final. Sim, Harry Potter e a Pedra Filosofal não deixa de ser mais um lançamento infantil, que chega aos cinemas nas férias escolares para arrebatar bilheterias. Impossível, porém, não imaginá-lo daqui dez anos, preenchendo deliciosamente uma sessão da tarde na TV.
Fonte: Andréia Fernandes / Redação Terra

Leia mais notícias sobre Harry Potter

 Compras
Submarino
Compre aqui os livros do Harry Potter!

 Leilão
Harry Potter no Arremate
Produtos Harry Potter com preços especiais




 Todos os direitos marcários e autorais reservados - TIME WARNER ENTERTAINMENT COMPANY, L.P. Os personagens, os nomes e material relacionado ao Harry Potter são marcas registradas de propriedade da Warner Bros. www.terra.com.br/criancas/harrypotter/ é um site de fãs, sem nenhuma afiliação ou anuência da Warner Bros. Scholastic, Bloomsbury Publishing PLC e/ou J.K. Rowling. HARRY POTTER, characteres, names, and related are trademarks of Warner Bros. www.terra.com.br/criancas/harrypotter is a fan site wich is neithre affilliated with nor endoresed by Warner Bros. Scholastic Bloomsbury Publishing PLC and/or J.K. Rowling.
 
   » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2004,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial  
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade