Mariana Bergo, 10 anos - Brasília
Jason Javes não era um garoto normal... ele tinha o poder de ver e sentir Gnomos e Bruxos. Com seu dom, Jason foi para a escola de magia e gnomia de Alackbizia. No primeiro ano, teve os seguintes livros: "Varinha, Varola" de Jacarás Macaras, "Bruxos e Gnomos" de Buco Guno, "Como usar a varinha de rabdomancia" de Juca dos Santos e "Você merece o chapéu de um gnomo?" de Sabine Sabone.
Era uma complicação usar a varinha de rabdomancia, principalmente com o professor Curu, que parecia mais uma coruja. Mas até foi fácil, aos poucos, Jason foi dominando a magia e gnomia.
A cada dia, um amigo novo conseguia, e as aventuras de uma lenda nova ele dizia, e com o título ria: Já fui um, Era um lugar, etc...
E em todas as aulas de gnomia, Jason se entusiasmava. Até conheceu Harry Potter, o garoto do raio na testa, que era seu grande herói. Sabe, vou contar a história de Harry... não, pra falar a verdade não sei nem a metade do que sei de Jason... então, no colégio, Jason aprendeu que existem gnomos de seis espécies: da floresta, do deserto, do jardim, da fazenda, o doméstico e o siberiano, e outras coisas mais. No natal, ano após ano, era uma festança, cada uma mais incrível do que a outra. No terceiro ano, foi convidado G1, o gnomo mais famoso do mundo da magia e dos trouxas, que nem sabem que tudo isso existe.
Jason aprendeu, desvendou mistérios e dificuldades. A cada dia, descobria algo novo, até aprendeu a jogar Esquadrobol, um jogo de cabeça para baixo... Bom eu conto como é na próxima história.