Crianças Bichos
Sites relacionados
Harry Potter
Games
My Pet
Outerspace
Virtual Books
Bichos

Quarta, 12 de novembro de 2003, 15h44
Você conhece o sapo-cururu?

Flavio de Barros Molina
Chefe do Setor de Répteis do Zoológico de São Paulo

Foto: Zoo SP
O sapo-cururu é inofensivo e muito útil!
 

Nome popular: Sapo-cururu

Nome Científico: Bufo spp

Hábitos alimentares: Além de insetos, pode se alimentar de minhocas, aranhas e até mesmo de pequenos vertebrados.

Peso: Aproximadamente 1 quilo

Reprodução: No período reprodutivo, o macho escolhe um local junto a uma lagoa ou poça d’água e vocaliza para atrair as fêmeas. Trata-se do famoso coaxar, som produzido a partir da passagem de ar pelas cordas vocais e sacos vocais. Quando a fêmea chega perto, eles vão para a água onde ele a abraça. Isso serve de estímulo para que a fêmea elimine os seus óvulos dentro d’água. Em seguida, o macho elimina os seus espermatozóides sobre a massa de óvulos, possibilitando a fecundação dos mesmos.

Gestação: Os ovos, que chegam a milhares de cada vez, desenvolvem-se dentro d’água, protegidos por um cordão gelatinoso. Depois de alguns dias, eclodem as larvas, chamadas de girinos.

Filhotes: Os girinos são aquáticos e se alimentam de partículas em suspensão. Passadas algumas semanas, transformam-se em pequeninos sapos, após uma metamorfose radical, que inclui a perda da cauda e o aparecimento das patas.


Saiba mais:
O sapo-cururu tem duas grandes glândulas de veneno mas, ao contrário do que diz a lenda, não o esguicha nas pessoas. O veneno só é liberado se as glândulas forem pressionadas. Esta é uma estratégia que pode salvar a vida do sapo, já que o veneno é tóxico para a maioria dos seus predadores. Da mesma forma, as inúmeras pequenas glândulas presentes na sua pele, que têm aspecto de verruga, só liberam veneno se pressionadas.

Embora muitas pessoas tenham medo do sapo-cururu, ele é inofensivo e, como adora comer insetos, é considerado muito útil nas lavouras. De hábitos noturnos, passa os dias em tocas e, durante a noite, caminha à procura de alimento.

Por ser um animal tão importante para o ser humano, principalmente no campo, e ao mesmo tempo por ser tão injustiçado pelas pessoas que o envolvem em crendices e estórias de mau agouro, o Zôo de São Paulo exibe um grupo de sapos-cururú. Simpáticos e gulosos, os animais pesam aproximadamente 1 quilo cada.

Conheça o Zoológico de São Paulo
Teste: você sabe tudo sobre o mundo animal?

 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2004,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade