Crianças Bichos
Sites relacionados
Harry Potter
Games
My Pet
Outerspace
Virtual Books
Bichos

Quarta, 26 de novembro de 2003, 15h44
Você sabe que animais são répteis?

Texto de Flavio de Barros Molina
Chefe do Setor de Répteis do Zoológico de São Paulo

Foto: Rogério Sarlo / Zoo SP
A grande maioria dos répteis é inofensiva ao ser humano
 

Os répteis estão na face da Terra há pouco mais de trezentos milhões de anos. Eles tiveram origem a partir dos anfíbios e deram origem às aves e aos mamíferos. Muitas espécies, como as tartarugas marinhas, estão ameaçadas de extinção e sua sobrevivência, hoje, depende de todos nós.

São animais de grande importância na manutenção do equilíbrio ecológico. As jararacas, entre outras serpentes, realizam um importante controle biológico de roedores, incluindo camundongos e ratazanas. As populações de piranhas são controladas pelos jacarés, enquanto as lagartixas auxiliam no combate de vários insetos.

Os répteis são animais vertebrados de sangue frio, que necessitam do calor do ambiente para regular sua temperatura corpórea. Por isso, permanecem pouco ativos a maior parte do tempo. Entre eles estão serpentes, lagartos, tartarugas, jacarés e a tuatara (natural da Nova Zelândia).

Embora muitas pessoas tenham medo dos répteis, a grande maioria é inofensiva ao ser humano. A serpente, um dos animais mais envolto em mitos e lendas, geralmente, não representa grande perigo. São poucas as serpentes peçonhentas (que têm veneno), como as jararacas, cascavéis e cobras corais. Com estas, é necessário muito cuidado, mas é bom lembrar que elas só atacam para se defender.

Alguns répteis, como certos lagartos e lagartixas, são tão pequenos que cabem na palma da mão. Outros, como os jacarés, passam de 2 metros quando adultos. A píton reticulada é a maior serpente do mundo, podendo alcançar 10 metros de comprimento. A sucuri, da Amazônia, é a segunda maior, podendo medir 9 metros. Elas não são peçonhentas e para se alimentar enrolam-se na presa, causando a morte por asfixia.

A maioria das espécies é ovípara, isto é, os filhotes nascem de ovos incubados pelo calor do ambiente. Ao contrário dos mamíferos e aves, é raro a fêmea cuidar dos recém-nascidos. Mas isso é normal entre os répteis, já que os filhotes nascem prontos para viver por conta própria. O mundo dos répteis não deve ser temido, mas sim admirado e respeitado.

Conheça o Zoológico de São Paulo
Teste: você sabe tudo sobre o mundo animal?

 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2004,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade