Crianças Novidades
Sites relacionados
Harry Potter
Games
My Pet
Outerspace
Virtual Books
Novidades

Quinta, 31 de julho de 2003, 22h32
Conheça a história dos Jogos Pan-Americanos

Agência Brasil

Foto: Divulgação
Flavinha, nossa estrela do pólo
 
Saiba das novidades do Pan
Jogos Pan-Americanos começam nesta sexta-feira
Os mascotes do Pan

Os Jogos Pan-Americanos são uma versão continental dos Jogos Olímpicos que conta com esportes do Programa Olímpico e outros não disputados em Olimpíadas. Realizado de quatro em quatro anos, sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos, a primeira edição do Pan aconteceu em 1951, em Buenos Aires, capital da Argentina. Porém, sua origem remete a 1932, aos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

Inspirados pela realização, seis anos antes, dos primeiros Jogos Centro-Americanos, representantes de países latino-americanos no Comitê Olímpico Internacional (COI) propuseram a criação de uma competição que reunisse todos os países das Américas, com o intuito de fortalecer o esporte na região.

A idéia deu origem ao primeiro Congresso Esportivo Pan-Americano, realizado em Buenos Aires, em 1940. A princípio, o Congresso definiu que os Jogos inaugurais seriam disputados em 1942, na própria capital argentina – planos adiados pela Segunda Guerra Mundial.

Ao fim do conflito, um segundo Congresso Esportivo Pan-Americano, em Londres, durante as Olimpíadas de 1948, confirmou Buenos Aires como sede da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos, marcados, enfim, para 1951. A competição foi aberta no dia 25 de fevereiro e reuniu 2.513 atletas de 21 países, com 18 modalidades em disputa.

Ao longo de mais de 50 anos, os Jogos Pan-Americanos jamais deixaram de ser disputados e passaram por cidades de todos os cantos do continente.

Desde o extremo norte, como Winnipeg (Canadá), sede de duas edições do evento, 1967 e 1999; até o sul, como Mar Del Plata (Argentina), que recebeu os Jogos de 1995.

No meio desse caminho, os Jogos também visitaram a Cidade do México (México), Chicago (Estados Unidos), Cáli (Colômbia), San Juan (Porto Rico), Caracas (Venezuela), Indianápolis (Estados Unidos) e Havana (Cuba). Isso sem falar em Santo Domingo, na República Dominicana, que terá a honra de ser a próxima cidade-sede.

Além disso, os Jogos Pan-Americanos já passaram também pelo Brasil. Em 1963, São Paulo recebeu a quarta edição da competição. O evento foi um sucesso, mobilizando a cidade a ponto de reunir cerca de 40 mil pessoas na cerimônia de abertura, realizada no Estádio do Pacaembu.

E a cada edição, os Jogos Pan-Americanos foram crescendo de tamanho e importância. Em menos de meio século, o evento dobrou em número de países, atletas e modalidades, até tornar-se uma das principais competições do calendário esportivo mundial.

            

» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade