PUBLICIDADE

Transparência no governo: o que é meu direito saber?

As Eleições 2022 se aproximam, e o Simplão no Corre desta segunda fala sobre como a população pode acompanhar os políticos no país

1 ago 2022 - 05h00
Ver comentários
Transparência no governo: o que é meu direito saber?:

Estamos cada vez mais próximos das eleições deste ano e, um dos pontos que interfere no interesse da população na política, segundo estudo Panorama Político 2022 é falta de compreensão sobre o sistema político. Hoje, a nossa conversa não é necessariamente sobre o funcionamento do sistema, mas sobre o direito da população de acompanhar as gestões que elegeram, com foco na transparência no governo.

"Quando falamos de transparência estamos falando da concretização do direito ao acesso a informações públicas, aquelas que o Estado produz ou guarda, trata-se de garantir que qualquer pessoa interessada possa acessar informações públicas do seu interesse", explica a cofundadora do Instituto de Governo Aberto (IGA), Amanda Faria Lima. Ao longo dos últimos anos, observamos ações do governo federal no sentido oposto do que se interpreta a transparência.

Amanda alerta que, a partir do que é determinado pela lei "transparência é a regra e o sigilo a exceção", ainda que não seja essa a realidade vista no país. E é importante ter consciência do impacto da transparência como ferramenta de manutenção da democracia e na  confiança da população no poder público e nas políticas públicas executadas por aqui.

A lei de acesso à informação, por exemplo, contribui tanto para diminuir as oportunidades de corrupção e ilegalidades no governo, assim como na melhoria de políticas públicas, além de fomentar a participação social no governo. Em tempos de tantos documentos colocados em segredo por 100 anos, vamos falar sobre os direitos da população ter acesso ao que acontece hoje, atenta também ao que pode ser nosso futuro.

Fonte: Simplão no Corre
Publicidade
Publicidade