PUBLICIDADE

Veja onde curtir uma boa quermesse nas periferias de SP

Após dois anos sem festividades, mês de junho está repleto de arraiás nas quebradas da capital

22 jun 2022 05h00
ver comentários
Publicidade

Após dois anos tendo que ouvir um forrózinho e fazendo nossos quitutes apenas em casa, finalmente poderemos aproveitar (com todos os cuidados) uma das épocas mais gostosas do ano: as festas juninas.

Além das tradicionais festividades nas paróquias que celebram os três santos do mês (Santo Antônio, São João e São Pedro), também haverá eventos nas casas de cultura, escolas e praças, com música ao vivo que vai do forró a baile black, e claro, muita comida típica.

A Agência Mural montou um guia com algumas das melhores quermesses nas periferias da Grande São Paulo. Todas são gratuitas e muitas delas vão até o comecinho de julho, com bastante tempo para se planejar e aproveitar. Então, ajeite sua bota, vista seu chapéu e confira a lista!

Zona Norte

O destaque por lá são as festividades na Casa de Cultura Vila Guilherme (Praça Oscar da Silva, 110), também conhecida como Casarão. O espaço, que completa seis anos neste mês, estará aberto todos os sábados (a partir das 16h) e domingos (a partir das 15h) de junho.

Neste sábado (11), a festa entrará no clima dos bailes black com o "Baile Junino Negralizando", que terá show da Amanda NegraSim e da Equipe Chama no Swing.

No Tremembé, a Paróquia São Pedro (Rua Amália Lopes Azevedo, 222A) fará a festa nos fins de semana até o dia 26 e também no dia 29 (quarta), dia do padroeiro. As comemorações começam a partir das 16h, e às 19h ainda tem um bingo para quem quiser arriscar a sorte.

E tem mais:

Paróquia Nossa Senhora da Candelária

Endereço: Praça Nossa Senhora da Candelária, 01, Vila Maria

Quando: Sábados e domingos, até o dia 26 de junho, a partir das 18h

Paróquia Santa Terezinha

Endereço: Avenida Guapira, 2055, Jaçanã

Quando: Sábados e domingos, até o dia 19 de junho, a partir das 18h

Festa Junina do Jaçanã

Endereço: Praça Comendador Alberto de Sousa, Jaçanã

Quando: Dias 10, 11 e 12 de junho, das 12h às 22h

 

Zona Sul

Após dois anos de festas via vídeo-chamada, a ONG Estrela Nova (Rua João Bernardo Vieira, 267), no Jardim Paris, na região do Campo Limpo, volta a promover seu tradicional arraiá neste sábado (11).

A programação conta com apresentações de danças típicas, show de forró pé de serra com o grupo Sudestino e quadrilha. A festa começa às 18h com a Caminhada da Lanterna, uma tradição antiga do bairro que conta a história de uma menina que perde sua luz e parte em busca dela. "Fazemos uma pequena caminhada pelo bairro, com lanternas na mão e cantando a música da menina da lanterna", detalhou Júlia Paiva Cruz, 25, assistente de captação da ONG.

Já a Praça do Campo Limpo, no mesmo distrito, receberá uma festa repleta de shows, barracas e até parque de diversão. A quermesse por lá rola até o dia 3 de julho, nas sextas, sábados, domingos e até no feriado de Corpus Christi, e contará com bandas conhecidas, como Negritude Júnior e Djavú.

E tem mais:

Arraial do Bloco do Beco, com show do Trio Xote de Menina

Endereço: Rua Salgueiro do Campo, Jardim Ibirapuera

Quando: Dia 11 de junho, a partir das 16h

Festival Junino no Mirante Parelheiros

Endereço: Estrada Engenheiro Marsilac, 4675, Parelheiros

Quando: Todas sextas, sábados e domingos de junho, a partir das 17h

Paróquia Nossa Senhora da Esperança

Endereço: Rua Nossa Senhora de Nazaré, 101, Cidade Dutra

Quando: Sábados e domingos, até o dia 19 de junho, a partir das 18h

Zona Leste

Quentão, batata frita, churrasco, bolos, salgados, vinho quente, caldos, pizza… Tudo isso te espera na festa junina da Catedral São Miguel Arcanjo (Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 11) em São Miguel Paulista. A "comilança" lá rola até o dia 10 de julho, a partir das 18h nos sábados e das 17h nos domingos.

Na Vila Nhocuné, no distrito de Artur Alvim, o coletivo Expõe Favela promove no dia 18 de junho a Quadrilha da Fumaça (Rua Madre Luísa dos Anjos, 116A). Além da culinária junina, caldos e bebidas quentes, a festa também terá muito rap com a dupla Malstoy e Milgrau.

E tem mais…

Paróquia Santo Agostinho

Endereço: Rua Roberto Medeiros, 265, Cohab José Bonifácio

Quando: Sábados e domingos, até o dia 26/6, a partir das 18h

 
Paróquia São Mateus Apóstolo

Endereço: Rua Antônio Previato, 1343, São Mateus

Quando: Sábados a partir das 19h30 e domingos a partir das 18h, até o dia 10/7

Paróquia São Pio X e Santa Luzia

Endereço: Avenida Sapopemba, 1500, Vila Regente Feijó

Quando: Sábados e domingos, até o dia 3/7, a partir das 18h

Zona Oeste

Pela ZO, o destaque fica por conta das festas das casas de cultura. A do Butantã (Av. Junta Mizumoto, 13) fará a sua quermesse todos os sábados de junho, das 13h às 21h. No dia 23, a festa terá a presença do coletivo Sonzando.

No Tendal da Lapa (Rua Guaicurus, 1100), a festa rola aos sábados e domingos até o dia 25 e com direito a bandas famosas. No dia 12, o Bicho de Pé leva xote para o dia dos namorados, e no dia 18 tem o som do Trio Virgulino.

E tem mais…

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Endereço: Rua Francisco Ferrari, 130, Parque Continental

Quando: Sábados e domingos, até o dia 26/6, a partir das 18h

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

Endereço: Av. General Asdrúbal da Cunha, 266, Jardim Arpoador

Quando: Sábados e domingos, até o dia 26/6, a partir das 11h

 

Grande SP

Com expectativa de receber cerca de 250 pessoas por noite, a quermesse da Paróquia Sagrada Família (Estrada dos Casas, 3.800) em São Bernardo do Campo, é uma boa pedida inclusive para quem quer curtir as comidinhas em casa.

"Pelo delivery, entregamos para os bairros da região da Paróquia e outros bairros de São Bernardo. As entregas começam às 18h30 e vão até as 21h30", conta Daniel Tomé da Silva, coordenador geral da comunidade.

Já quem for à Paróquia ainda terá a chance de brincar no bingo. "O pessoal gosta muito de edredom, de eletrodomésticos, de coisas para casa. Tem bastante variedade na nossa barraca".

Em Mogi das Cruzes, na Paróquia Santo Antônio (Av. Brasil, 574) vai ter festa sábado, domingo e na segunda, dia 13, data do padroeiro e "santo casamenteiro", durante o dia inteiro. Além das comidas típicas da época, também é possível experimentar o "Afogado", ensopado famoso na cidade.

E tem mais…

Catedral de Santo Antônio

Endereço: Avenida Santo Antônio, 1090, Vila Osasco, Osasco

Quando: Sábados e domingos, até o dia 31/7, durante o dia inteiro (R$ 5 de entrada a partir das 18h)

São João de Diadema, com concurso de quadrilhas

Endereço: Praça da Moça

Quando: De terça a sexta, das 18h às 22h, sábados e domingos, das 15h às 22h, até o dia 3/7

 

Foto: Lívia Nogueira/Clube Mural/Agência Mural / Agência Mural
Quermesse em Diadema, na Grande São Paulo @Pascom – Paróquia Imaculada Conceição
Quermesse em Diadema, na Grande São Paulo @Pascom – Paróquia Imaculada Conceição
Foto: Agência Mural
Agência Mural
Publicidade
Publicidade