PUBLICIDADE

'Semana do Audiovisual Negro' abre as inscrições no PE

Evento é o primeiro e único voltado para realizações não-brancas em Pernambuco. Envios de filmes podem ser feitos até o dia 21 de dezembro

13 dez 2021 16h12
| atualizado em 14/12/2021 às 09h00
ver comentários
Publicidade
Imagem mostra pessoas no cinema, de costas.
Imagem mostra pessoas no cinema, de costas.
Foto: Imagem: Divulgação / Alma Preta

Cineastas negros e negras e de povos tradicionais poderão ter seus filmes exibidos na terceira edição da "Semana do Audiovisual Negro". Com inscrições abertas até o dia 21 de dezembro, o evento acontece em Pernambuco em fevereiro de 2022, em formato híbrido. 

De acordo com o cineasta Rafael Nascimento, organizador da semana, o objetivo é entrelaçar ainda mais produções que conversam entre si através das temáticas que a vivência das pessoas não-brancas envolve. O evento é realizado com o apoio e a parceria do Cineclube Alma no Olho, Tarrafa Produtora, Maat Produções e o Cineclube Milagres.

"A Semana do Audiovisual Negro surge em meio à uma expansão dos festivais racializados, que tem como centro o cinema negro e, recentemente, a inserção do cinema indígena. Desde a nossa última edição, estamos realizando a aproximação desses cinemas, que a gente entende que é importante estarem lado a lado, no sentido que trazemos muitas reflexões que se encontram, além da luta em comum com a supremacia branca", explica Rafael em conversa com a Alma Preta Jornalismo

Para ele, os festivais de cinema são espaços de preservação cultural também. "Os filmes carregam narrativas de uma visão de mundo particular. Sendo assim, o festival preserva histórias, conhecimento, posicionamentos políticos que são debatidos pelos filmes e o público que acompanha o festival. Em relação à cultura negra, o festival funciona nesse sentido de preservação da cultura, da memória e epistemologias que são apresentadas", defende o cineasta. 

 Segunda edição da Mostra de Filmes Africanos do Recife acontece em dezembro

Submetendo as obras 

Sobre formatos de obras audiovisuais que serão aceitas, os mais variados entrarão para a grade de exibição, como curtas metragens, videoartes, obras instalativas, intervenções visuais e demais linguagens. A organização pede atenção sobre alguns critérios: as realizações tem que datar de 2020 em diante e cada pessoa pode enviar quantos filmes quiser, desde que seja feita uma inscrição para cada produção; os curtas-metragens precisam ter duração máxima de 30 minutos e todos os filmes tem que estar listado de forma privada no Youtube, Vimeo ou Google Drive e habilitado para download. 

Após a fase de envios, os curtas-metragens serão avaliados por uma curadoria composta por integrantes da "Semana do Audiovisual Negro" e curadores convidades. As obras selecionadas serão divulgadas na segunda quinzena de janeiro de 2022, através dos canais de comunicação e por e-mail para os responsáveis pela inscrição.

Para dúvidas e mais informações, as pessoas interessadas poderão entrar em contato através do e-mail cinemanegro.pe@gmail.com. Atualizações sobre o cronograma do evento poderão ser acompanhadas através da página oficial da Semana no Instagram.

Alma Preta
Publicidade
Publicidade