PUBLICIDADE

Minidoc conta história de projeto que busca talentos do funk

Produtora apresenta projeto de apoio a artistas do funk que desejam, mas não têm condições de gravar suas músicas

17 mai 2022 12h05
| atualizado em 27/5/2022 às 11h19
ver comentários
Publicidade
Busca por talentos do funk mantém sonho de MCs de periferias:

O Visão do Corre lançou, na última terça-feira (17), o minidocumentário ‘Diamante do Gueto’, que apresenta um projeto idealizado por uma produtora musical da periferia da zona leste de São Paulo. Uma vez por semana, jurados recebem cantores de funk que estão em busca de apoio para produzir suas músicas.

No filme, uma das histórias contadas é de Anderson Felipe, o MC Menor da PDM. Nascido em Pindamonhangaba, o jovem foi levado ainda recém-nascido para um orfanato da região, porque não tinha pai e a mãe sofria com problemas de alcoolismo.

Há pouco mais de um ano, quando o MC estava prestes a completar 18 anos e, portanto, teria que deixar o abrigo, decidiu se mudar para a capital paulista para realizar o sonho de se tornar cantor. Esse desejo nasceu no começo de sua adolescência, quando buscava formas de se expressar.

Quando chegou em São Paulo, Menor da PDM foi direto para a porta de uma produtora de funk famosa para tentar apresentar sua música. No entanto, sofreu sua primeira rejeição. A ida à produtora só não foi completamente em vão porque um homem que estava no local ofereceu a ele um quarto para ficar enquanto tentava se estruturar na nova cidade.

Morando no extremo da zona leste, o MC começou a trabalhar vendendo materiais recicláveis e cuidando de carros em uma rua próxima de sua casa. Mesmo assim, seguia atrás de oportunidades para realizar o sonho de se tornar cantor.

A chance surgiu quando viu uma divulgação do projeto Diamante do Gueto, onde poderia apresentar sua música para jurados da Space Funk Produtora, e a melhor apresentação ganharia a produção musical e a gravação de um videoclipe.

No dia da apresentação, Menor da PDM cantou a música “Orfanato”, que narra sua história de vida e o desejo de subir aos palcos. Mesmo sem saber que a letra era uma realidade, os jurados se sentiram tocados pelo som e pela apresentação, e o Menor da PDM foi o primeiro vencedor do projeto Diamante do Gueto.

No minidoc, ele conta sobre a importância de ter tido essa oportunidade em sua vida para seguir sonhando em viver da música.

O filme também mostra o processo de seleção que premiou MC Menor do Savoy, de 16 anos, em uma disputa com outros artistas, incluindo um que mudou-se da Bahia para São Paulo em busca do sonho de ser um MC famoso.

O minidocumentário ‘Diamante do Gueto’ é uma produção do Terra, especialmente para o Visão do Corre, plataforma que traz conteúdos produzidos nas periferias sobre histórias das quebradas do País.

Foto:

 

Fonte: Visão do Corre
Publicidade
Publicidade