PUBLICIDADE

Comunidade revitaliza praça na zona sul para promover cultura

Iniciativa partiu do coletivo Dente de Leoa, formado por mulheres, e contou com a participação de moradores para limpeza e reforma do espaço

18 jul 2022 - 05h00
(atualizado em 21/7/2022 às 13h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Os grafites foram feitos pelas artistas Nazura e Kelly Reis
Os grafites foram feitos pelas artistas Nazura e Kelly Reis
Foto: Wellington Nascimento/Agência Mural

De depósito de lixo a espaço de lazer e cultura. Foi essa a transformação que a Praça da Caixa D’Água, em Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo, teve no primeiro semestre de 2022. Moradores da região se uniram para viabilizar a reforma do local e entregar um ambiente mais agradável à comunidade. 

A iniciativa de dar uma nova cara para o lugar partiu do coletivo Dente de Leoa, que atua desde 2004 nas regiões de Cidade Ademar, Jabaquara e Pedreira, e é formado em sua maioria por mulheres pretas e periféricas. Atualmente conta com sete integrantes. 

Desde novembro do ano passado, elas passaram a ocupar a praça para a realização de eventos culturais, como batalhas de hip hop e rodas de samba. Porém, o local apresentava problemas de limpeza e falta de manutenção, prejudicando as atividades. 

A mão de obra foi feita pelos próprios moradores do bairro
A mão de obra foi feita pelos próprios moradores do bairro
Foto: Wellington Nascimento/Agência Mural

Segundo a cantora, modelo e poeta Isabella Almeida, 31, uma das integrantes do coletivo, houve contato com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que é proprietária do terreno, para solicitar a reforma da praça, mas sem sucesso. 

Com o desejo de transformar aquele espaço em um point cultural, o coletivo então se inscreveu no Programa de Fomento à Cultura da Periferia, da Prefeitura de São Paulo, para viabilizar o dinheiro necessário para a execução do projeto. Com a aprovação, o Dente de Leoa convocou a comunidade para a limpeza da praça. 

Depois veio a reforma, que teve apoio de moradores para a obra e pintura do espaço. Além disso, o jardim foi feito pelo próprio Dente de Leoa com a ajuda do Manguaça Futebol e Samba, time da região. “A comunidade fez parte da reestruturação da praça, então hoje as pessoas se sentem parte daquilo”, diz Isabella. 

Isabella (à esq.), ao lado de Valéria Motta, que também integra o coletivo Dente de Leoa
Isabella (à esq.), ao lado de Valéria Motta, que também integra o coletivo Dente de Leoa
Foto: Arquivo pessoal

Alguns parceiros também compareceram, como o Fórum da Cidade Ademar e Pedreira, o coletivo Deixa Ela Tocar e a Comunidade Carcerária. A verba adquirida pelo programa de fomento serviu para pagar os trabalhadores e artistas. Posteriormente, a Sabesp entrou em contato com o grupo e ofereceu ajuda para colocar o piso na praça. 

A moradora Rosany Soares, 32, foi uma das responsáveis pelo planejamento da reforma. Mãe solo de três crianças, ela conta que ter um espaço de lazer no bairro é bom por questões de mobilidade. “Não preciso pegar ônibus e me deslocar para ver algum evento”, diz ela, que participa das atividades promovidas pelo coletivo sempre que pode. 

Para ela, a reforma do espaço vai ajudar a descentralizar a arte e a cultura da região, já que antes a praça não tinha tanta visibilidade, se comparada com outras que ficam mais próximas às avenidas da região. “O que a gente espera é que a população olhe para o bairro de maneira diferente, porque aqui tem tudo”, comenta Rosany. 

A Praça da Caixa D’Água fica localizada na rua Pastor Rubens Lopes, nº 377, no bairro de Americanópolis, ao lado do Reservatório e Torre de Abastecimento de Água da Sabesp, popularmente conhecido como Caixa D’Água – por isso o nome do espaço. 

Agência Mural
Compartilhar
Publicidade
Publicidade