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NoFront faz campanha para educação financeira contra racismo

Plataforma de multitecnologias de impacto social recebe doações para a segunda etapa do programa de educação financeira e noções de economia

8 dez 2021 - 13h00
(atualizado às 14h09)
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NoFront faz campanha financeira para programa
NoFront faz campanha financeira para programa
Foto: Divulgação/NoFront

Em 2022, acontece a segunda temporada do programa ‘Educação Financeira contra o Racismo', idealizado pela NoFront, plataforma de multitecnologias de impacto social que atua no combate das desigualdades estruturais. As doações para contribuir com essa etapa do projeto, que leva educação financeira e noções de economia para fortalecer o protagonismos negro dentro da periferias, podem ser feitas pelo site.

O prazo para doações vai até o dia 10 de dezembro. O objetivo do programa da NoFront é interromper o ciclo da pobreza e fortalecer a construção de redes colaborativas entre as periferias brasileiras e diaspóricas. “Queremos recuperar valores africanos distorcidos durante a história, exaltar a conexão com a prosperidade e seguir no comando das nossas vidas como pessoas negras motivadas, amparadas e vivas”, diz Gabriela Chaves, fundadora da NoFront.

O projeto tem dois eixos que serão aplicados em 2022. O primeiro é o letramento econômico de lideranças periféricas, um programa de formação em Economia Política, relações raciais e de gênero, que irá instrumentalizar grupos e coletivos com atuação política (institucional ou não, independente de filiação partidária) com conhecimentos sobre Macroeconomia, fundamentos econômicos e princípios da Economia Política.

“O foco é formar lideranças periféricas que repliquem os saberes dentro de suas comunidades. Essa formação se somará à formação em planejamento financeiro pessoal, a ser disponibilizada para esses grupos e realizada em articulação com intelectuais negros”, comenta Gabriela.

A segunda outra parte do projeto é a realização do I Festival de Economia Criativa da Diáspora, online, que irá propor discussões sobre possibilidades econômicas de cooperação entre as populações descendentes da diáspora africana.

A campanha tem como meta captar R$ 30 mil, e a cada R$ 1 recebido, o Fundo Enfrente, organizado pela Fundação Tide Setubal em parceria com a Benfeitoria, aporta mais R$ 2, triplicando a arrecadação. O valor total chegará aos R$ 90 mil. “Caso o objetivo não seja alcançado, nenhuma quantia será revertida ao projeto ‘Educação Financeira contra o Racismo', pois a campanha é tudo ou nada! Precisamos dar continuidade às ações sociais propostas. Essa luta é de todes!”, afirma a idealizadora.

Em três anos, a NoFront desenvolveu diversas metodologias de ensino de finanças pessoais e economia para grupos em situação de vulnerabilidade, formando mais de 5 mil pessoas. Até o momento, a campanha da NoFront conseguiu R$ 58 mil.

Alma Preta
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