PUBLICIDADE

Projeto atua com crianças para combater a violência no Rio

Iniciativa utiliza o futebol como uma ferramenta de grande potencial educativo em busca de construir um futuro melhor

28 mar 2022 - 01h01
(atualizado às 05h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Meninos que jogam no Craques do Amanhã
Meninos que jogam no Craques do Amanhã
Foto: Divulgação

Pedro Lessa, coordenador do escritório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, afirmou em entrevista à TV Nacional que onde existem programas de apoio ao esporte para crianças e adolescentes há uma queda de 30% nos índices de criminalidade.

Além de melhorar as relações interpessoais, os projetos esportivos promovem a democratização do acesso ao esporte trazendo acolhimento para moradores de favela que sofrem com a violência e o descaso governamental.

O Projeto Craque do Amanhã, que atende crianças e jovens da Maré, utiliza o futebol para desenvolver e apresentar novas perspectivas para além da violência cotidiana frequentemente vivenciada por moradores das comunidades do estado.

Contribuindo na formação da cidadania, combate à violência, respeito aos Direitos Humanos e inclusão social, o Craque do Amanhã utiliza metodologia que trabalha o olhar e a capacidade reflexiva de crianças e jovens atendidas pelo projeto. A metodologia adotada tem por objetivo trabalhar a inclusão de todos, a construção coletiva, o respeito à diversidade e o desenvolvimento da autonomia.

Crianças do projeto Craques do Amanhã
Crianças do projeto Craques do Amanhã
Foto: Divulgação

O atendimento realizado pelo projeto às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade utiliza o futebol como ferramenta de transformação e desenvolvimento, promovendo a melhoria no comportamento do jovem no âmbito familiar, aproxima a família e resgata laços afetivos com o envolvimento dos pais nas atividades.

O programa também zela pelo desempenho escolar conscientizando sobre a importância da educação como agente de mudança da sua condição social. Já a prática do esporte em si promove a disciplina, trabalho em equipe, liderança, respeito, persistência e solidariedade.

As crianças e adolescentes que participam do projeto desenvolvem novas perspectivas sobre a realidade das favelas e constroem caminhos alternativos a violência cotidiana.

Entre as atividades estão a capacitação esportiva, o reforço alimentar, o acompanhamento psicossocial, o empoderamento digital, as atividades pedagógicas e a preparação para o mercado de trabalho.

Para manter o projeto e toda a estrutura em funcionamento, o projeto arrecada doações. Para quem desejar contribuir, poderá entrar em contato pelo e-mail diretoria@craquedoamanha.org.

ANF
Compartilhar
Publicidade
Publicidade