PUBLICIDADE

Cultura como alicerce: Favelinha City completa 30 anos

Núcleo promove eventos gratuitos e convida atrações culturais, como Dexter, e artistas da comunidade, como Amanda NegraSim, DJ Llobato e Negredo

8 jul 2022 - 17h36
(atualizado às 19h18)
Ver comentários
Palco preparado para receber os festejos dos 30 anos da Favelinha City, na Vila Joaniza
Palco preparado para receber os festejos dos 30 anos da Favelinha City, na Vila Joaniza
Foto: Imagem: Johnny Quadros / Alma Preta

Neste domingo (10), das 10h às 21h, na Vila Joaniza, bairro da capital paulista, o projeto Núcleo de Formação Cultural Favelinha City (NFCFC) promove evento com shows musicais, dança e entrega de livros e brinquedos. A ação celebra os 30 anos da comunidade fundada em 1992 por famílias do mesmo bairro, subdistrito da Cidade Ademar, extremo sul da cidade de São Paulo.

A festa, que será realizada na rua Milton Daniels, terá várias atrações, como os rappers Dexter e Amanda NegraSim e o grupo Filosofia de Rua. Além de atrações locais, como a rapper Mag B, o grupo Negredo e os DJs Sandro Lobato, Guina, Tony Di e Simmone Lasdenas. O evento foi viabilizado por meio do Edital Proac 2021, com mobilização da própria comunidade.

O projeto

O Núcleo de Formação Cultural Favelinha City foi fundado a partir da demanda por ações, atividades e produtos culturais dos moradores e produtores culturais do local. O programa é uma atividade contínua, que gera produtos e realiza oficinas e eventos dentro da própria comunidade. Além disso, promove shows artísticos, intervenções urbanas de dança de rua, graffiti, stencil e lambe-lambe. As atividades do Núcleo são expandidas pela comunidade por meio da Biblioteca Comunitária Luiza Mahin, localizada há 6 anos dentro da própria Favelinha City.

Durante o período da pandemia de Covid-19, as atividades do Núcleo foram importantes para a intervenção cultural no distrito da Cidade Ademar, e outros territórios periféricos da cidade de São Paulo, por meio de shows com transmissões ao vivo pela internet e projetos híbridos. A partir da contemplação do Edital Proac Favela 2021, o projeto potencializou financeiramente as suas ações, com a compra de materiais de uso contínuo e a contratação de arte-educadores da própria favela e da rede parceira do projeto.

Por meio do projeto, além do evento de aniversário, a comunidade teve a possibilidade de pintar e grafitar seus becos, com a participação direta dos moradores. Além disso, foi possível realizar processos de fortalecimento de conhecimentos culturais com participação de crianças e adolescentes, que enxergam nas ações mais uma oportunidade de interação social e trocas de conhecimento.

A comunidade

A Favelinha City nasceu em 1992 e utilizou-se do terreno às margens do córrego Zavuvus para a construção de cerca de 50 barracos, cercando o terreno onde se localizava um campo de futebol e um projeto de creche construído pela gestão estadual à época. Em conversa com a equipe da Alma Preta, o DJ Luiz Llobato, morador da comunidade, conta que do outro lado da margem do córrego existia um sacolão e por muitos anos a "identidade coletiva" era a favelinha do empreendimento.

"Durante a década de 90, os sacolões foram extintos e com isso o terreno e a estrutura ficaram abandonadas. O local passou para a saúde e se tornou o posto de atendimento Vila Constância", relata o DJ.

Durante duas décadas houve necessidade de crescimento e edificação da favela em virtude do aumento populacional. Atualmente, a comunidade está na quarta geração de moradores. De acordo com o histórico, o antigo terreno do campo faz parte da infraestrutura do que seria uma creche.
O DJ Luiz Llobato conta que devido ao abandono do local, o terreno é utilizado socialmente para moradia, abrigando mais famílias.

Confira todas as atrações do evento:
Dexter
Amanda NegraSim
DJ Sandro Lobato
Mag B
Negredo
DJ Guina
DJ Llobato
Filosofia de Rua
DJ Simmone Lasdenas
Pretinho Black
Yago
DJ Tony Di
IDM
Liberdade Revolução
Czar H2
MC Biel Joaniza
Crianças Favelinha City
Vulgo MC
DJ Dagoma

 "Quebradinha": a arte da favela em miniatura

Alma Preta
Publicidade
Publicidade