PUBLICIDADE

Conheça e saiba como usar as gírias de quebradas do Rio e SP

Expressões do “dicionário da comunidade” são utilizadas em contextos informais, naquela conversa ou encontros com os crias da favela

2 fev 2023 - 05h05
Compartilhar
Exibir comentários
Página traduz gírias das músicas dos Racionais MCs
Página traduz gírias das músicas dos Racionais MCs
Foto: Reprodução/Instagram @dicionariocapao

“Perreco”, ”Moiado”, “Sem visão”. Você sabe quais são os sentidos dessas frases? Se você é cria das quebradas do Rio de Janeiro e São Paulo, provavelmente ouviu alguém falar e consequentemente consegue saber os significados de cada gíria usada na periferia. 

Para contextualizar, gírias são expressões utilizadas geralmente em contextos informais, ou seja, naquela conversa ou encontros com os crias da favela. Elas costumam representar a fala, um grupo ou região. Logo, as gírias de São Paulo na grande maioria podem diferir das do Rio de Janeiro, por exemplo. 

As gírias se tornaram uma forma única de se comunicar, principalmente, nas comunidades brasileiras. Pensando nisso, o Visão do Corre preparou uma lista completa do “Dicionário da Comunidade” com as gírias mais usadas por quem é da quebrada. 

Chavoso

O termo tem origem na expressão "chave de cadeia", e aquele que se veste e se porta como um "chavoso" quer ser visto como alguém propenso a arrumar confusão e chamar a atenção dos policiais. O chamado "estilo chavoso" ficou conhecido através do MC Naldinho, como uma referência ao "funk ostentação".

Visão

Trata-se de uma forma usada para dizer que um simples conversa pode ter sido um ensinamento, um conselho ou até uma forma de compartilhar a sabedoria. 

Fita

A gíria 'fita' é usada para designar alguma situação, assunto ou algo em específico. O termo substitui em várias ocasiões a palavra: coisa. "Mano, aconteceu uma fita" e "Precisamos resolver aquela fita" são alguns exemplos.

Perreco

A gíria 'perreco' é usada para designar alguma briga, mentira ou discussão. O termo também pode ser usado como 'perrequeiro' para caracterizar alguém briguento ou mentiroso. Por exemplo: "Para de ser perrequeiro que você não sabe de nada" ou "Não vem de perreco pra cima de mim".

Moiado

Já ouviu a expressão 'tá moiado' e não entendeu o que isso significa? A gíria é usada para dizer que algo não está legal, não deu certo ou não tem chance de ser bom. Exemplo: "Colei no baile, mas tava moiado". 

Se pá

Se você é paulista, com certeza já ouviu um "se pá, hein" como resposta de alguém. A gíria é muito usada para substituir o talvez, como no exemplo: "Vai colar no baile da Dz7 nesse fim de semama?. "Se pá vou colar"

Mandrake 

Estiloso ou descolado. Exemplo: “Aquele maluco está usando uma lupa (óculos) mandrake” ou “aquele mano é mandrake (estiloso)”. Ou seja, na quebrada, mandrake é aquele cara ou mina estiloso ou diferenciado, com um jeito único de ser vestir.

Relíquia

Antiguidade ou sabedoria. Exemplo: “abe aquele mano lá que encosta com nós? Ele é relíquia, gosta de funk desde a época do Neguinho do Kaxeta” ou “tá com dúvida se deve pegar essa oportunidade? Conversa com seus pais, eles são relíquias, vão saber te passa a visão”. Sendo assim, a gíria é usada para falar que algo é valioso e/ou passa a visão certa, pode ser de uma música ou até de uma pessoa. 

Brecado

Com certeza você já ouviu de algum parceiro brecado de colar no rolê. Essa gíria é usada pra falar que a pessoa tá impedida ou proibida de fazer algo, ou de ir em algum lugar. 

Embrazar 

A gíria que virou hit do MC Zaac surgiu no funk carioca e tem dois significados. Ela pode ser usada para falar que vai se divertir, dançar e curtir ou pode ser usada para falar que vai se juntar com amigos para beber antes de festas, o famoso 'esquenta'. 

Liga Nóis

Conta comigo. Exemplo: “mano, estou precisando de alguém para colar comigo no rolê sexta-feira”. “Demorou, liga nóis que nós cola”. Direto do clássico do grupo de rap Realidade Cruel (@realidadecruelrap), a gíria é usada para expressar ajuda ou disponibilidade. 

Sem visão

Sabe aquela pessoa anda pelo errado e não pensa no amanhã? Essa é uma pessoa sem visão. Sai de casa para arrumar briga no baile? Sem visão! Abandona a escola porque acha que não vai dar em nada? Sem visão! Esses são exemplos práticos de quando essa gíria pode ser usada.O termo pode ser usado também para falar que alguém é desrespeitoso.

Nave

Hoje é bailão, acelera essa nave veloz. MC Doni, da série "Sintonia", da Netflix, deu o papo do final de semana. Mas você sabe o que significa a gíria 'nave'? É mais usada para falar sobre alguma carrão: "Você viu o carro novo do Doni? É Nave hein". Mas também pode referir a beleza de alguém/algo: "Sabe aquela mina/cara? Mó nave". 

Salve

A gíria salve é muita usada em São Paulo, seja na forma de cumprimento "Salve, mano!", ou como um aviso/advertência "Vou dar um salve naquele mano. Tá com umas ideias erradas". 

Mete marcha

"Eu vou meter marcha, não sou obrigada a nada". A gíria é comumente usada para falar quando está indo embora ou deixando algo para trás. Mas pode ser usada também para dizer "Esse é o plano. Vai em frente"

Calica

A gíria é típica do Rio de Janeiro e é usada para expressar felicidade ou empolgação. Normalmente, vem junto de um 'ai', formando então a expressão 'ai calica', que ficou famosa em todo Brasil com a música de FP do Trem Bala e MC Cyclope

Boto fé

Essa gíria é usada para concordar ou falar que acredita em algo, por exemplo: "Boto fé que você vai conseguir, irmão."

Kit

"Mano, se liga nesse kit que eu ganhei de Natal". Uma das características dos bailes paulistanos são os kits, os mandrakes sempre estão trajados com o tênis do momento, uma lupa (geralmente da Oakley) e uma peita da Lacoste.

Dar pala

Dar pala é deixar que alguém perceba algo ou não saber disfarça alguma situação. Exemplo: "Não fica dando pala, disfarça". 

Revoada

"E aí, Tubarão, cadê a revoada?". O termo ficou em alta após o hit "Revoada do Tubarão" do MC Ryan SP (@imcryansp). Fez tanto sucesso, que artistas de outros gêneros estão usando, seja no axé ou no sertanejo. 

Bololô

Famosa pela música do Mc Bin Laden "Bololô Haha", a gíria faz barulho nas quebradas. Exemplo: "Saiu o maior bololô na casa da vizinha". Ela também pode ser usada para se referir à uma motocicleta que faz muito barulho, segundo o MC.

Banca 

A gíria é usada para falar sobre o seu grupo de amigos, pessoas com quem você vai sair para curtir. Exemplo: “Vai fazer o que hoje? Vamos colar lá na na banca dos aliados”. 

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade