PUBLICIDADE

Auxílio Brasil começa a distribuição de cartões para débito

Ministério diz que novo cartão do Auxílio Brasil prevê mais segurança de transações e menos deslocamento das famílias para os canais de pagamento

6 jul 2022 - 14h01
(atualizado às 15h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O programa Auxílio Brasil começou a distribuir os novos cartões com chip que permitem compras em débito automático e saques do benefício na Caixa e em bancos 24 horas. Ao todo, foram emitidos 3,2 cartões, que vem sendo distribuídos gradualmente a todos os beneficiários em todo o Brasil, via Correios.

Foto: Caixa Econômica Federal / Canaltech

Mais de 6,6 milhões de famílias devem ser contempladas, e a prioridade de envio, segundo o governo, são os cidadãos que ingressaram no programa Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, em dezembro de 2021. A distribuição é escalonada e não há um calendário de entrega, mas beneficiário pode acompanhar a remessa por meio da central de atendimento da Caixa, no telefone 4004-0104 nas capitais e regiões metropolitanas; e no 0800-1040104 nas demais regiões; ou nas agências bancárias.

Segundo o Ministério da Cidadania, a emissão dos novos cartões tem com objetivo aumentar a segurança das transações e diminuir ou acabar com o deslocamento das famílias para os canais de pagamento, já que isso pode ser um problema para quem mora em cidades menores, onde as filas são maiores e as sedes são em locais podem ser distantes de suas residências.

Vale destacar que os novos cartões não precisam ser solicitados, eles vêm automaticamente para quem ingressou no Auxílio Brasil em dezembro de 2021. Os cartões antigos do Bolsa Família continuam valendo, e o benefício continua sendo recebido também via poupança social digital, conta-corrente, conta especial de depósito à vista ou conta contábil, por meio da plataforma social do programa — este último apenas quando esgotam as opções anteriores ou houver impedimentos técnicos para o crédito de valores.

Como cadastrar o novo cartão do Auxílio Brasil

Para cadastrar o novo cartão é necessário ligar para o Atendimento Caixa Auxílio Brasil pelo telefone 111, com os números do cartão, do NIS, do RG e do CPF em mãos. Depois do registro telefônico, é preciso ir até uma lotérica ou agência da Caixa munido do RG e finalizar a operação. Para isso, informe no local que fará "Cadastramento/recadastramento".

Por enquanto, o Auxílio Brasil continua pagando R$ 400 mensais, com o pagamento de julho a partir do dia 18 para quem NIS com final 1 — e consecutivamente até o final 0 e o dia 29. A nova fase, com o mínimo de R$ 600, deve começar a ser pago no mês que vem, segundo a proposta de emenda à Constituição que trata da medida. O valor será enviado em cinco parcelas, até dezembro; e em janeiro de 2023 deve voltar à faixa dos R$ 400.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade