8 curiosidades sobre a avenida Sapopemba

A segunda maior avenida do país fica na zona leste de São Paulo e percorre 45 km, passando por três cidades e mais de 50 bairros

Foto: Agência Mural - Conteúdo Exclusivo

1️⃣ A maior de São Paulo

A avenida Sapopemba, com 45 km de extensão, é a maior da cidade e perde apenas para a avenida Brasil, no Rio de Janeiro, que possui 58 km.

Foto: Agência Mural - Conteúdo Exclusivo

2️⃣ Atravessa parte da zona leste

Com início em um cruzamento da avenida Salim Farah Maluf, na região da Água Rasa, a via cruza cinco subprefeituras: Mooca, Aricanduva, Vila Prudente, São Mateus e Sapopemba.

Foto: Leonardo Barbeiro/32xSP

3️⃣ Passa por três cidades

Apesar de ser significativamente conhecida por estar da zona leste da capital, a avenida Sapopemba se estende até os municípios de Mauá e Ribeirão Pires, na Grande São Paulo.

Foto: Fábio Arantes/Secom

4️⃣ Urbanizada e rural

Ao longo da sua extensão, ela percorre áreas mais urbanizadas da cidade de São Paulo, mas também regiões mais rurais ao se aproximar de Mauá e Ribeirão Pires.

Foto: Victor H. Guidini/Reprodução

5️⃣ Região de Mata Atlântica

A origem do nome Sapopemba indica que a região era marcada por árvores de mata atlântica. O nome surge da palavra tupi “sapo”, que significa raiz, com a junção de “pem”, que quer dizer anguloso ou protuberante.

Foto: Google Street View/Reprodução

6️⃣ Estrada de Sapopemba

No século XX, era conhecida como Estrada de Sapopemba – como ainda é chamada a via que segue até Mauá e Ribeirão Pires. Conforme a região em São Paulo foi se urbanizando, houve tentativas de mudar o nome e, por fim, ficou como avenida Sapopemba.

Foto: Agência Mural - Conteúdo Exclusivo

7️⃣ Mais de 50 bairros cruzados

Ao longo dos 45 km, é possível ter acesso a 53 bairros. Além disso, a avenida corta sete distritos de São Paulo: Água Rasa, Vila Formosa, Aricanduva, Sapopemba, São Mateus, Iguatemi e São Rafael.

Foto: Agência Mural - Conteúdo Exclusivo

8️⃣ Mais de 30 linhas de transporte

Dentre todas as regiões que ela dá acesso, há mais de 30 linhas de transporte, entre ônibus municipais, intermunicipais e, atualmente, a linha 15-Prata do monotrilho (com as estações Jardim Planalto, Sapopemba e São Mateus, por exemplo).

Foto: Agência Mural - Conteúdo Exclusivo

Acompanhe o Visão do Corre

Texto: Gabriela Carvalho | Edição: Eduardo Silva | Produção: Agência Mural

Foto: Agência Mural