
Foto: Divulgação |
 |
Tom Cruise (David Aames)
Filho de um engenheiro eletrônico e de uma atriz, nascido em Syracuse, Nova York (1962), seus pais se divorciaram quando ele tinha 12 anos. Seguiu vivendo com sua mãe suas três irmãs cortando toda a comunicação com seu pai, que se negou a dar-lhes qualquer pensão. Nestas circunstâncias, teve que trabalhar para custear seus estudos.
Aos 14 anos ingressou no seminário católico de Cincinnati com a intenção de converter-se em um monge franciscano e porque a educação era boa e gratuita. Logo abandonou o seminário e ingressou na Escola Superior onde se graduou. Em 1980 transferiu-se para Nova York onde começou a estudar arte dramática, enquanto realizava diversos trabalhos com a intenção de pagar seus estudos.
Fez pequenas interpretações em Guys and Dolls e Taps. Depois de uma breve aparição em Amor Sem Fim (Endless Love) junto a Brooke Shields, conseguiu um agente que lhe proporcionou um pequeno papel no filme Taps. Mas, tamanha foi entrega ao papel que, a duas semanas de rodagem, o diretor, Harold Becker, lhe ofereceu um papel junto a Timothy Hutton e Sean Pean, com os quais em pouco tempo dividiria um apartamento em Los Angeles.
Após o sucesso desse filme, e aconselhado por seu agente, partidário em aceitar tudo o que lhe propõem, realizou Losin'It, que considera seu pior filme. Pouco depois, Francis F. Coppola o inclui no elenco de The Outsiders, estréia de 1982, da qual sairia a jornada de atores jovens mais importantes desta geração.
Após o término das filmagens de Outsiders foi escalado para fazer um teste como o personagem Joel no filme Risky Bussines. Inicialmente o diretor Paul Brickman pensava que Cruise não era adequado para o personagem, mas após seus testes, acabou dando o papel ao ator. O filme, que estreou em 1988, foi um enorme sucesso.
Em 1985 trabalhou com Ridley Scott em A Lenda (Legend), superprodução que foi um fracasso comercial. No ano seguinte, foi chamado pelo irmão de Scott, Tony, para participar de Top Gun que foi um verdadeiro sucesso comercial, alcançando uma arrecadação de US$ 300 milhões. Ao terminar este filme, Martin Scorsese o inclui no elenco de A Cor do Dinheiro (The Color of Money) junto a Paul Newman.
Em 1988 obteve grande sucesso com o filme Cocktail, de Roger Donaldson, para o qual preparou-se durante três semanas servindo bebidas em clubes noturnos de Nova York. Em 1989 trabalhou junto a Dustin Hoffman em O Homem das Estrelas (Rain Man), ganhador do Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim neste ano.
Depois trabalhou com Oliver Stone no filme Nascido em 4 de Julho (Born on the Fourth of July), estreando no início de 1990. Sua interpretação como um veterano do Vietnã, cuja guerra lhe deixa paraplégico o levou a ganhar o Globo de Ouro e uma candidatura ao Oscar como Melhor Ator Principal.
Em meados de 1990 estréia Dias de Trovão (Days of Thunder), dirigida por Tony Scott e baseada em uma idéia original do próprio Tom. No filme, encarnava um intrépido piloto de corridas decidido a ganhar, mesmo que precisasse passar por cima de todos. Em 1992 protagoniza junto a sua mulher Nicole Kidman Um Sonho Distante (Far and Away), filme que relata a história de imigrantes irlandeses nos Estados Unidos durante o século passado e que resultou num estrondoso fracasso comercial.
Neste mesmo ano atua em Homens de Honra (A Few Good Men), filme de Bob Reiner cujo elenco contava com Jack Nicholson e Demi Moore e que narra a tortura praticada em uma base militar. Por seu papel de advogado neste filme foi indicado para o Globo de Ouro como Melhor Ator Dramático.
Em 1993 atua no filme de Sidney Pollack A Firma (The Firmy), no qual divide o elenco com Gene Hackman. Neste filme, que em poucos meses bateu recordes de bilheteria, Cruise interpreta um inocente jovem licenciado em Leis, que é contratado por um suposto prestigiado e honesto escritório de advogados que, na realidade, é controlado pela máfia.
Um dos atores mais populares de Hollywood
Em 1994 protagoniza sob a direção de Neil Jordan uma moderna versão de Drácula, Entrevista como o Vampiro (Interview With the Vampire), dando vida ao vampiro Lestat, que é entrevistado por um jornalista. Neste filme participam também o espanhol Antonio Banderas e o norte-americano Brad Pitt. Neste ano realiza sua primeira incursão como diretor no telefilme Anjos Caídos (Fallen Angels), que passou quase desapercebido.
Também realiza atividades de produção como proprietário da "Cruise/Wagner Productions", da qual é sócio junto a Paula Wagner.
Em Missão Impossível (Mission Imposible) (1995) é protagonista e produtor, sob a direção de Brian de Palma, no qual interpreta o papel de um agente secreto que sobrevive a todos seus companheiros. Em 1996 roda a comédia romântica Jerry Maguire, filme que valeu a Cruise o Globo de Ouro de Melhor Ator de Comédia e uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.
Uma de suas atuações mais polêmicas foi na obra quase póstuma de Kubrick: De Olhos bem Fechados (Eyes Wide Shut), onde interpreta um médico ao lado da esposa Nicole. A este filme seguem-se: Magnólia e Missão Impossível II. Atualmente está nas filmagens de um aguardado longa, baseado no best seller Cold Mountain, sobre a guerra civil americana, dirigido por Anthony Minghella.
Em maio de 1987 casa-se com a atriz Mimi Rogers, divorciando-se no começo de 1990. No dia de Natal deste ano casa-se com a atriz Nicole Kidman (também membro da Igreja de Cientologia), que havia conhecido durante as filmagens de Dias de Trovão. Ambos adotaram em 1993 uma menina, Isabela, e um menino, Connor. Em 2001, depois de mais de 10 anos de união, a relação entre ambos acaba em divórcio. Agora a pergunta de todos é se ele se casará com a atriz Penélope Cruz.
Redação Terra - EUA
|