
Foto: Divulgação |
 |
Cameron Crowe (Diretor)
Cameron Crowe é um verdadeiro nativo californiano. Nasceu em Palm Springs em 1957 e cresceu em San Diego. Aos 15 anos começou sua carreira no jornalismo, escrevendo artigos para publicações como Creem, Rolling Stone, Playboy e The Los Angeles Times.
Com apenas 16 anos, passou a formar parte da equipe da revista Rolling Stone, onde esteve encarregado de escrever as biografias de artistas influentes como Bob Dylan, Eric Clapton, David Bowie e Neil Young.
Em 1979 Crowe escreveu uma novela, Fast Times at Ridgemont High, que se converteu em um sucesso de vendas, em 1981. Antes que o livro foi vendido, Crowe teve que escrever a adaptação do livro para levá-lo ao cinema, realizando assim sua estréia como roteirista. O filme de mesmo título foi dirigido por Amy Heckerling, e interpretado por Sean Penn, Jennifer Jason Leigh, Forrest Whitaker, Nicolas Cage e Eric Stoltz.
Em 1989 Crowe fez sua estréia como diretor com um de seus roteiros originais, Say Anything, interpretado por John Cusack. Depois escreveu e dirigiu a comédia romântica Vida de Solteiro (Singles, de 1992), com Matt Dillon e Bridget Fonda.
Em 1996 Cameron Crowe escreveu, dirigiu e produziu Jerry Maguire, filme em que trabalha pela primeira vez com Tom Cruise. O filme se converteu em um sucesso de bilheteria e Crowe conseguiu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original.
Em 2000, Cameron Crowe escreveu, dirigiu e produziu a comédia Quase Famosos (Almost Famous), filme muito bem recebido pela crítica. O filme narra de forma autobiográfica as aventuras de um jovem repórter que tem que cobrir, para a revista Rolling Stone, a turnê de um grupo de rock dos anos 70.
Crowe ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2001 por este filme, além de ter sido indicado aos prêmios de Melhor Diretor pelo Directors Guild of America. Quase Famosos já havia recebido um número considerável de prêmios, entre eles o Globo de Ouro de Melhor Filme, o AFI's Movie of the Year Award e uma indicação ao prêmio dos Producers Guild of America.
Sua jovem estrela, Kate Hudson, recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante e uma indicação ao Oscar na mesma categoria.
Redação Terra - EUA
|