Música Oscar 2003 Notícias
Sites relacionados
Cinema
Globo de Ouro 2002
Oscar 2002
Notícias

Segunda, 31 de março de 2003, 11h44
Almodóvar comenta vaia a Michael Moore em cerimônia do Oscar

O diretor iconoclasta Pedro Almodóvar, que ganhou recentemente seu segundo Oscar, disse na semana passada ter sentido vergonha diante do tratamento dado às pessoas que falaram publicamente contra a guerra no Iraque durante a cerimônia de entrega do principal prêmio do cinema.

Almodóvar, que dedicou seu Oscar "a todas as pessoas que estão erguendo suas vozes em favor da paz", disse que ficou surpreso com o Oscar que recebeu pelo melhor roteiro original.

Mas o roteirista e diretor de Fale com Ela contou que ficou chocado com as vaias que saudaram o discurso antiguerra feito pelo vencedor do Oscar de melhor documentário, Michael Moore (Tiros em Columbine), que criticou o presidente americano, dizendo "Que vergonha, sr. Bush, que vergonha".

"Quando ouvi as vaias, me pareceu lamentável. Acho que isso mostra a condição em que o país se encontra", disse Almodóvar em coletiva de imprensa que concedeu em Madri para comemorar sua estatueta recebida no último dia 23, na festa da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA.

"O discurso dele durou um bom tempo, mas ficavam tentando cortá-lo e tocar música no lugar. Foi um horror", disse o diretor.

Almodóvar afirmou que muitas pessoas queriam falar sobre o Iraque mas não o fizeram por temer represálias, e que muitos atores o parabenizaram reservadamente por seu discurso.

"Acho que nós, estrangeiros, não temos tanto a perder", disse ele, elogiando especialmente a atriz Susan Sarandon por ter "arriscado sua carreira" para manifestar sua oposição à guerra.

Almodóvar, que já tem mais de 50 anos e é o primeiro estrangeiro desde 1966 a ganhar o Oscar de melhor roteiro, reconheceu que já perdeu boa parte da imagem de "enfant terrible" que o acompanhava desde a época em que liderou uma revolução no cinema espanhol, nos anos 1980.

Autodidata e nascido numa região rural atrasada da Espanha, Almodóvar contou que, até maio, pretende começar a rodar seu próximo filme, que será sobre os problemas provocados por sua educação religiosa.

Além disso o diretor, que fez piruetas para os fotógrafos, disse que também está escrevendo uma comédia só sobre mulheres, envolvendo uma avó-fantasma que volta à vida para dar conselhos a sua família.

Indagado se poderá repetir suas vitórias no Oscar, Almodóvar, sempre brincalhão, respondeu: "Ninguém gosta de pensar que já alcançou seu máximo. Prefiro pensar que cheguei ao fundo do poço."

Reuters

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade