Música Oscar 2003 Notícias
Sites relacionados
Cinema
Globo de Ouro 2002
Oscar 2002
Notícias

Segunda, 24 de março de 2003, 20h46
Austrália festeja Oscar a Nicole Kidman

Mensagens de parabéns não paravam de chegar nesta segunda-feira para Nicole Kidman, primeira australiana a conquistar um Oscar de melhor atriz. Ela ganhou o prêmio por representar a atormentada escritora Virginia Woolf em As Horas, papel no qual a glamurosa ruiva usou uma peruca sem graça e uma prótese nasal.

"Estávamos em suspense há vários dias. Só podia ter dado Nicole mesmo", disseram em comunicado à imprensa o diretor de Moulin Rouge, Baz Luhrmann, e sua mulher e colaboradora ganhadora do Oscar, Catherine Martin.

"Além do fantástico trabalho psicológico dramático de As Horas e em vista do caminho que ela percorreu nos últimos três anos, se o prêmio não tivesse sido dado a Nicole, todos nós teríamos nos perguntado 'o que é uma atriz precisa fazer para merecer um Oscar?'".

Kidman, 35 anos, era a favorita para levar para casa a cobiçada estatueta de ouro, depois de ter recebido o prêmio britânico Bafta e o Globo de Ouro de melhor atriz.

Mas os comentários que ela fez a um tablóide britânico sobre a cerimônia talvez ser de mau gosto em vista da guerra contra o Iraque levaram a imprensa norte-americana a especular que ela poderia não estar presente à entrega dos Oscar.

Ela compareceu, sim, usando um elegante vestido preto de alta costura e acompanhada por seus pais, o psicólogo Anthony Kidman e a professora de enfermagem Janelle, que também vestia preto.

A atriz Renee Zellweger, 33 anos, tinha criado uma disputa acirrada pelo prêmio depois de ganhar o prêmio de melhor atriz do Sindicatos dos Atores (SAG) por seu trabalho em Chicago. O SAG com frequência prenuncia uma vitória no Oscar.

Entretanto, o apoio amplo que Kidman tinha em todos os setores do mundo do cinema foi mais forte do que o sucesso estrondoso de Chicago.

Nos últimos anos, a Austrália já se acostumou a ver atores nascidos ou criados no país levando para casa o Oscar, do mesmo modo que cinegrafistas, figurinistas e maquiadores faziam décadas antes.

Geoffrey Rush, veterano na Austrália mas virtualmente desconhecido no exterior, recebeu o Oscar de melhor ator em 1997 por representar o pianista atormentado David Helfgott em Shine.

Quatro anos depois, Russell Crowe, nascido na Nova Zelândia mas criado na Austrália, repetiu o feito com o papel de Máximo em Gladiador. Mas foi a primeira vez que uma australiana ganhou o Oscar de melhor atriz.

Kidman foi indicada ao prêmio no ano passado pelo papel da cortesã Satine no musical Moulin Rouge, mas o Oscar acabou sendo dado a Halle Berry, cuja atuação contundente em A Ûltima Ceia fez dela a primeira atriz afro-americana a receber a honra.

Nicole Kidman vai atuar, a seguir, no próximo filme de Baz Luhrmann, Alexander the Great, no papel da mãe de Alexandre (Leonardo diCaprio).

Reuters

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade