Música Oscar 2003 Notícias
Sites relacionados
Cinema
Globo de Ouro 2002
Oscar 2002
Notícias

Quarta, 19 de março de 2003, 15h06
Cineasta finlandês cancela ida ao Oscar em protesto contra guerra

O cineasta finlandês Aki Kaurismaki anunciou que não irá à cerimônia de entrega do Oscar, entre cujos indicados a melhor filme estrangeiro está seu filme Messe vailla menneisyytta (O homem sem passado), em protesto ao iminente ataque dos EUA ao Iraque.

Em uma carta dirigida ao presidente da Academia de Hollywood, Frank Pierson, Kaurismaki notifica sua ausência na cerimônia de domingo, com o argumento de que o clima "não está para festas".

"Nem eu nem ninguém na Sputnik Oy (a produtora do cineasta) pode participar da cerimônia do Oscar, quando ao mesmo tempo o Governo dos EUA prepara um crime contra a Humanidade por impudicos motivos econômicos", escreve em sua carta.

O diretor, que concorre à estatueta de melhor filme estrangeiro, esclareceu que não é contra a Academia de Hollywood nem contra o povo americano, mas sim à ameaça à vida de civis iraquianos.

Há sete meses, Kaurismaki cancelou uma viagem a Nova York, onde ia lançar seu último filme, após ter sido informado de que a embaixada dos EUA em Paris negou o visto ao cineasta iraniano Abbas Kiarostami, convidado para uma projeção.

Naquela ocasião, o cineasta finlandês "convidou" o secretário de Defesa americano, Donald Rumsfeld, para ir com ele catar cogumelos para "se tranquilizar".

EFE

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade