AP

Julia Roberts era a maior certeza da premiação
  Segunda, 26 de março de 2001, 04h59

Noite de premiação não trouxe grandes surpresas

A noite de entrega dos prêmios da 73ª edição do Oscar não trouxe grandes surpresas para o público. A única delas foi com relação ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante para Marcia Gay Harden, que por sua atuação em Pollock (sem data de estréia no Brasil), tirou a estatueta das mãos da veterana Judi Dench (Chocolate), e da preferida da crítica Kate Hudson (Quase Famosos).

Julia Roberts consagrou sua preferência nacional ao receber o prêmio de Melhor Atriz por Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento. Após ganhar o Globo de Ouro deste ano, Roberts passou a ser a candidata mais cotada para o Oscar, sendo sua premiação mais do que previsível.

Gladiador também não trouxe grandes surpresas para a festa. O fime estava indicado em onze categorias e acabou levando cinco delas. O épico de Ridley Scott foi premiado como Melhor Filme. Russell Crowe ganhou o Oscar de Melhor Ator, deixando Tom Hanks sem seu terceiro Oscar. Além disso, o filme foi o ganhador das categorias de Efeito Especial, Figurino e Som.

Traffic levou quatro prêmios, assim como o taiwanês O Tigre e o Dragão. O filme de Steven Soderbergh faturou o Oscar de Melhor Montagem, de Melhor Roteiro Adaptado e garantiu a estatueta ao ator Benício Del Toro como Melhor Coadjuvante. Soderbergh deixou Ridley Scott e Ang Lee para trás, ao receber o Oscar de Melhor Direção.

Estrangeiros
O Brasil infelizmente não conseguiu uma estatueta com o curta de Paulo Machline Uma História de Futebol. O filme foi desbancado por Quiero Ser (I Want to Be...), de Florian Gallenberger.

Como era de se esperar, O Tigre e o Dragão, de Ang Lee, foi o grande vencedor da categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira. Além disso, o filme levou o Oscar em algumas das categorias mais prestigiadas, como Fotografia, Trilha Sonora e Direção de Arte.

Apesar de ter alcançado sucesso na crítica americana, o ator espanhol Javier Bardem não conseguiu o Oscar de melhor Ator por sua atuação em Antes do Anoitecer. A vida do poeta e homossexual cubano Reinaldo Arenas não convenceu a Academia, que concedeu o prêmio de Melhor Ator ao gladiador neozelandês Russell Crowe.

Confira:
» Galeria de fotos dos vencedores
» Fotos da moda e dos famosos
» Fotos da queridinha de Hollywood Julia Roberts

mais notícias

 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved