AP

Steven Soderbergh com o Oscar de Melhor Diretor
  Segunda, 26 de março de 2001, 02h39

Steven Soderbergh consagra-se como Melhor Diretor

Steven Soderbergh conquistou o Oscar de Melhor Diretor pelo drama Traffic, sobre as relações de narcotráfico nos Estados Unidos. O diretor também foi indicado ao prêmio pela direção de Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento.

Embora Soderbergh concorresse duas vezes na mesma categoria, a vitória foi uma surpresa. Muitos especialistas diziam que os membros da Academia ficariam divididos, abrindo chances para Ridley Scott a Ang Lee.

Uma dupla indicação para o Oscar de melhor direção não acontecia desde 1938, quando Michael Curtiz foi indicado por Angels with Dirty Faces e Four Daughters. Naquele ocasião, no entanto, o diretor saiu com as mãos abanando.

Soderbergh foi chamado de "Deus" pela atriz Julia Roberts, a quem ele dirigiu em Erin Brockovich -- Uma Mulher de Talento.

Soderbergh, que tem apenas 38 anos, ficou conhecido pelo modo como lida com os atores. Além de dar rédeas ao elenco para que eles trabalhem livremente, ele também é admirado pelos seus amigos por conduzir seu próprio trabalho com a câmera.

Em Traffic, por exemplo, ele foi visto várias vezes carregando nos próprios ombros uma pesada câmera para filmar cenas exatamente da maneira como havia planejado.

Soderbergh explodiu no cenário cinematográfico ao dirigir o independente Sexo, Mentiras e Videotapes (1989) e foi rejeitado pelos grandes estúdios de Hollywood até 1998, quando dirigiu Out of Sight.

Traffic explora a guerra do comércio ilegal de drogas, e lança uma visão sobre como o uso delas tem causado problemas dentro das famílias norte-americanas.

O filme foi bem recebido pelos críticos pelo modo como o diretor Soderbergh foi hábil em contar, de uma maneira coerente, três histórias em uma - a guerra particular de um policial mexicano contra as drogas, os problemas enfrentados por um czar anti-drogas com a própria filha viciada em heroína e uma terceira, sobre um comerciante de cocaína em San Diego.

Confira:
» Galeria de fotos dos vencedores
» Fotos da moda e dos famosos
» Fotos da queridinha de Hollywood Julia Roberts

mais notícias

 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved