Segunda, 12 de fevereiro de 2001, 22h53min

Hollywood vai homenagear veteranos do cinema no Oscar

O veterano italiano Dino De Laurentiis, produtor do suspense Hannibal, seqüência de O Silêncio dos Inocentes, e o roteirista Ernest Lehman, vão receber prêmios especiais na cerimônia de entrega do Oscar, em 25 de março, disseram na quinta-feira os organizadores do evento.

De Laurentiis vai receber o prêmio memorial Irving G. Thalberg, oferecido a "produtores criativos cujas obras inteiras refletem uma qualidade consistente de produção cinematográfica". O vencedor do ano passado foi o ator Warren Beatty.

Lehman, autor dos roteiros de filmes notáveis como Sabrina, Intriga Internacional e Amor Sublime Amor, vai receber um Oscar honorário. Os premiados anteriores nessa categoria incluem o ator Kirk Douglas e o diretor Elia Kazan.

De Laurentiis e o também produtor Carlo Ponti dividiram o primeiro Oscar de filme em língua estrangeira, concedido em 1956 a La Strada, de Federico Fellini. Entre seus outros créditos figuram Barbarella, Desejo de Matar e Serpico. Hannibal vai estrear nos EUA em 9 de fevereiro.

O prêmio Thalberg não é uma estatueta de Oscar, mas um busto do magnata de Hollywood Irving Thalberg, chefe de produção da MGM até sua morte em 1936, aos 37 anos de idade.

A Academia de Artes e Ciências do Cinema, que organiza a entrega dos Oscars, saudou Lehman como "não apenas um roteirista prolífico, mas também um romancista, jornalista e produtor de cinema cujos filmes são legítimos clássicos".

Além de Sabrina (que escreveu com Samuel Taylor e o diretor do filme, Billy Wilder), Intriga Internacional e Amor Sublime Amor, Lehman foi indicado ao Oscar pelo roteiro de Quem tem medo de Virginia Woolf?.

Como produtor, recebeu as indicações para melhor filme por Quem tem medo de Virginia Woolf e Hello, Dolly!.

As indicações ao Oscar serão anunciadas em 13 de fevereiro. O ator e roteirista Steve Martin vai apresentar a 73a cerimônia de entrega dos prêmios, que terá lugar no Shrine Auditorium.

mais notícias

 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved