Os Vjs

São Paulo, 11 de março de 2005


A tenda do Vivo Open Music conta com um ambiente de alta tecnologia em que os VJs irão atuar mixando, ao vivo, imagens e musicas. Não se trata de agregar efeitos mirabolantes, mas de construir ou reconstruir através de mixagens ao vivo, criando um novo significado para as imagens e textos já produzidos. Para a empreitada, foram selecionados três dos melhores coletivos brasileiros: Bijari (São Paulo), Embolex (São Paulo) e Apavoramento (Rio de Janeiro). Os três coletivos irão se revezar em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A projeção acontecerá nos tubos de imagem e na própria tenda que - por ser translúcida - permitirá que até mesmo quem está na área externa visualize as projeções.

O Embolex é formado por Fernão Ciampa, Oswaldo Sant'ana (prêmio no MTV Video Music Brasil 2002 de melhor videoclipe de banda revelação, CPM22), Cristian Bueno, Doca Corbett, (Vencedor do MTV Vídeo Awards de música eletrônica em 2002 com a música Freak Station de Camilo Rocha). O coletivo já se apresentou no Skol Beats 2003, RedBull Live-Images, Festival BrasilNoAr (Barcelona 2004), Tribe of Munt Londres (UK, 2004), Castelo Ruspoli Vignanello (Itália, 2004) e Sonar Festival (SP - 2004). E ao lado de artistas como Green Velvet, Mark Farina, Layo e Buchwacka e Derek May.

O Apavoramento Sound System começou como um coletivo de DJs mas, logo, foi incorporando a linguagem visual em suas apresentações. Já se apresentaram no Tim Festival de 2003, no Eletronika e no Skol Rio, entre outros. O coletivo formado por Nepal, John Woo, Fiskal, Tatiano, Guiga, Nikolas, Rodrigo, Pretzel, Gus e Chico também trabalha com clipes (Inumanos e D2) e para o cinema. É deles, por exemplo, a abertura de "Bellinni e a Esfinge"

Já o Bijari é um coletivo formado por 10 arquitetos e artistas plásticos: Flávio Araújo, Frederico Ming Azevedo, Geandre Tomazzoni, Giuliano Scandiuzzi, Gustavo Godoy, Luis Maurício Brandão, Olavo Ekman, Rodrigo Araújo e Sandro Akel. Eles trabalham com suportes analógicos e digitais, com criações que vão da rua às galerias de arte. Já participaram do Sonar e do VMB.