Capa Cinema & DVD Notícias

 

Tribeca Film Festival vai exibir dois filmes sbore Ramones

Quinta, 13 de março de 2003, 12h09

Agora que o aguardado tributo aos Ramones começa a virar notícia fria, os fãs dos "Beatles do punk" podem começam a contar os dias para ver dois filmes sobre o grupo. End of a Century, descrito como "uma espécie de ‘O Poderoso Chefão’ sobre a ‘família’ dos Ramones", e Hey, Is Dee Dee Home?, focalizado na vida do baixista da banda, ganham estréias na segunda edição do Tribeca Film Festival, em maio, em Nova York.

Desde que Joey Ramone morreu, em abril de 2001, o grupo ganhou um caráter cult ainda maior do que o que vinha sendo cultivado desde os anos 70. A morte de Dee Dee, no ano seguinte, reforçou a movimentação, que inclui um projeto para batizar uma esquina do bairro nova-iorquino do East Village com o nome do cantor e vários tributos.

A homenagem mais mainstream foi o disco We’re a Happy Family, lançado em fevereiro, em que nomes como U2, Garbage, Rob Zombie, Tom Waits e Kiss fizeram versões dos maiores hits dos Ramones, como Sheena Was a Punk Rocker, The KKK Took My Baby Away e Blitzkrieg Rock.

Os Ramones vivem também até em forma de brinquedo: um boneco inspirado em Joey, com direito a jaqueta de couro e óculos escuros foi apresentado na última edição da Toy Fair, em Nova York, há poucas semanas. O último trabalho musical de Dee Dee também acaba de chegar às lojas: uma colaboração com a banda nova-iorquina Youth Gone Mad.

Para os fãs de verdade, nada como um filme. Assim, o lançamento mais consistente em muito tempo deve ser End of a Century, dirigido por Michael Gramaglia, que trabalhou na empresa de contabilidade dos Ramones, em parceria com Jim Fields. O documentário inclui toda a carreira do grupo, começando em 1968 e seguindo até a morte de Dee Dee, logo depois da inclusão deles no Rock and Roll Hall of Fame.

Gramaglia reuniu entrevistas com os músicos, além de membros de outras bandas contemporâneas, como The Clash, Sex Pistols e Blondie. "É uma versão rock and roll de ‘O Poderoso Chefão’, mostrando em detalhes a desintegração de uma família", disse Gramaglia à revista americana "Rolling Stone".

De acordo com Johnny Ramone, o trabalho é bem preciso, mas "bastante sombrio". "Fiquei perturbado ao assistir, porque eu pareço um monstro tirânico; Dee Dee é um drogado; Mark é um alcoólatra; e Joey é um alcoólatra e drogado", disse o músico. Os fãs brasileiros devem ficar de olho para tentar reconhecer cenas gravadas por Eddie Vedder, do Pearl Jam, durante a última turnê dos Ramones pela América do Sul.

O outro filme que estréia no Tribeca Film Festival é Hey, Is Dee Dee Home?, que resgata a experiência do músico durante sua temporada nos Ramones (ele escreveu um livro, chamado Lobotomy: Surviving the Ramones) e sua relação com o guitarrista Johnny Thunders, do New York Dolls. O filme, dirigido por Lech Kowalski, começou como um projeto para resgatar a vida de Thunders, que morreu em 1991.

Segundo o diretor, Dee Dee estava "realmente com vontade" de contar sua história. Um outro filme dos Ramones, que teria uma série de apresentações ao vivo, vem sendo produzido há algum tempo, mas não tem previsão de ficar pronto.

Guto Barra / Planet Pop

mais notícias
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade