Capa Cinema & DVD Notícias

 

Marinha e fuzileiros navais pretendem filmar a guerra

Quinta, 13 de março de 2003, 11h10

Luzes, câmera, ação! E seria bom incluir capacete e colete à prova de balas.

Se houver guerra no Iraque, a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA pretendem filmar soldados na linha de frente e transmitir as imagens no cinema, em vídeos curtos semelhantes aos velhos filmes em Movietone feitos durante a 2ª Guerra Mundial.

A idéia, explicou o tenente-coronel James Kuhn, dos fuzileiros navais, é mostrar ao público imagens reais da guerra e dar um rosto humano aos homens e mulheres que participam dessa luta.

"O objetivo é cumprir a obrigação da Marinha e dos fuzileiros navais de conservar um vínculo forte com o público e informá-lo sobre o que fazemos", disse Kuhn.

Os vídeos darão às pessoas uma chance de ver o que realmente acontece em batalha, enquanto ela ainda está acontecendo: balas voando, bombas explodindo e pessoas sendo feridas e morrendo.

O esforço foi inspirado em um filme de 5 minutos de duração feito pela Marinha após os ataques de 11 de setembro e a invasão do Afeganistão liderada pelos EUA.

PRECEDENTES

Intitulado Enduring Freedom - The Opening Chapter (Liberdade Duradoura - O Capítulo Inicial), o curta foi exibido no ano passado em cerca de 200 cinemas munidos de equipamentos para projeção digital e, através da divulgação boca-a-boca, virou sucesso em eventos públicos, conferências de trabalho e seminários particulares, contou Kuhn.

Lance O'Connor, da produtora American Rogue Films, que treinou e equipou os soldados com câmeras digitais de alta definição para que pudessem fazer o filme, disse que os trabalhos da próxima guerra serão feitos no mesmo molde dos documentários.

"Não será um trabalho de propaganda política. Se fosse propaganda, não funcionaria", disse O'Connor, cuja empresa vem filmando spots promocionais para as Forças Armadas americanas há anos.

Ele disse que Enduring Freedom inclui imagens ao vivo de batalhas em Kandahar, no Afeganistão, e que o novo trabalho também será realizado por pessoas que estão no meio da ação de guerra.

Kuhn afirmou que, independentemente de os cinemas decidirem ou não exibir os curtas antes dos filmes comerciais, os trabalhos serão disponibilizados para o público em geral.

As Forças Armadas dos EUA têm um longo histórico de fotografia de batalhas, que começou na Guerra Civil Americana. Em 1944, um sargento dos fuzileiros navais ganhou um Oscar pelo curta With the Marines at Tarawa, sobre a 2a Guerra Mundial.

Reuters

mais notícias
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade