Capa Cinema & DVD Notícias

 

Chicago é o principal vencedor dos SAG Awards

Segunda, 10 de março de 2003, 11h16

Faltando apenas duas semanas para a festa mais importante de Hollywood, a do Oscar, o musical Chicago foi o maior vencedor dos prêmios SAG (Sindicato dos Atores de Cinema e Televisão dos EUA) no domingo, recebendo as estatuetas de melhor trabalho conjunto de um elenco, melhor atriz e melhor atriz coadjuvante.

Os prêmios de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante foram dados a Renee Zellweger e Catherine Zeta-Jones, que representam duas dançarinas homicidas no filme.

Chicago é o longa-metragem mais cotado nesta fase de contagem regressiva para o Oscar, mesmo porque já ganhou os prêmios principais dos sindicatos de diretores e de produtores de Hollywood.

Renee Zellweger, que faz o papel da assassina e candidata a showgirl Roxie Hart, passou à frente da favorita inicial para o prêmio de melhor atriz - Nicole Kidman, cujo personagem em As Horas comete suicídio nos primeiros minutos do filme.

Zeta-Jones, que está na fase final de gravidez, foi considerada a melhor atriz coadjuvante e disse que sua principal preocupação no Oscar será encontrar sapatos e um vestido que lhe caibam.

O ator britânico Daniel Day-Lewis, que interrompeu um afastamento de cinco anos do cinema para fazer o papel de chefe de gangue criminosa em Gangues de Nova York, de Martin Scorsese, ganhou o prêmio de melhor ator.

Como a noite foi de festa, o tema da possível guerra com o Iraque ficou em segundo plano e, quando indagado por jornalistas nos bastidores sobre como a guerra pode afetar os Oscar, Day-Lewis pareceu ter sentimentos ambíguos.

"Não há dúvida de que o Oscar será afetado", disse ele. "Acho que as pessoas terão medo, estarão em clima de reflexão, muitas pessoas estarão muito tristes. Será afetado, mas não se sabe como."

Os comentários políticos foram poucos, mas Stockard Channing, premiada na categoria melhor atriz em minissérie ou filme de TV, criticou o presidente George W. Bush.

Indagada sobre que conversa teria com o presidente, a atriz, que faz o papel da primeira-dama no seriado The West Wing, respondeu: "Nenhuma. Bush é um presidente que não ouve ninguém".

Christopher Walken, mais conhecido por suas performances exageradas, até desvairadas, recebeu o prêmio de melhor ator coadjuvante por sua atuação comedida como pai do personagem de Leonardo DiCaprio em Prenda-me se for capaz.

Chicago vem arrasando nas pesquisas de opinião anteriores ao Oscar, o que indica que pode ser impossível brecar seu avanço em 23 de março. O musical é o filme com o maior número de indicações ao Oscar: 13.

SOPRANOS E CLINT EASTWOOD

O seriado dramático Six Feet Under, da HBO, foi premiado na categoria melhor elenco de um seriado dramático, e James Gandolfini, o chefão mafioso Tony Soprano no seriado A Família Soprano, recebeu o prêmio de melhor ator em seriado dramático.

Gandolfini incentivou os atores novatos a continuar a trabalhar e a fazer testes, dizendo que é preciso apenas uma chance bem aproveitada para fazer sucesso. Mas os aconselhou: "Curtam a vida enquanto dá, agora, porque depois de virar famoso as coisas ficam esquisitas".

Ele se referia ao processo que abriu para pedir seu desligamento de A Família Soprano, processo esse que está sendo visto por muitos como simples estratagema para aumentar seu salário antes do início da quinta temporada.

Edie Falco, que representa sua mulher no seriado, ganhou o prêmio de melhor atriz num seriado dramático. Indagada se acha que A Família Soprano poderia continuar sem Gandolfini, ela disse: "Não quero fazê-lo sem ele."

Stockard Channing recebeu o prêmio de melhor atuação feminina em filme ou minissérie de TV pelo papel de mãe no telefilme The Matthew Shepard Story, e William H. Macy o prêmio correspondente de melhor ator pelo papel do vendedor Bill Porter em Door to Door.

Clint Eastwood recebeu um prêmio pelo conjunto de sua obra e comentou: "Espero que isto não signifique que estão querendo que eu receba minha aposentadoria e desapareça daqui".

A disputa principal do Oscar este ano se dará entre o favorito ao prêmio, Chicago, e quatro outros filmes: As Horas, Gangues de Nova York, O Senhor dos Anéis - As Duas Torres e O Pianista.

Reuters

mais notícias
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade