Capa Cinema & DVD Notícias

 

As Horas e documentário contra as armas são premiados nos EUA

Sábado, 08 de março de 2003, 14h57

O documentário satírico-social contra a posse de armas de Michael Moore, Jogando Boliche por Columbine e a adaptação de David Hare do romance ganhador do Prêmio Pultizer, As Horas, ganharam os prêmios mais importantes no sábado do Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos (Writers Guild of America Awards, WGA).

A escolha de Moore para melhor roteiro original marcou a primeira vez em que um documentário recebe tal premiação do WGA, e o prêmio de Hare por melhor roteiro adaptado dá à As Horas uma grande vantagem na competição pelo mesmo prêmio no Oscar, que será anunciado no dia 23 de março.

Muitos membros do WGA também votam para melhor roteiro no Oscar como integrantes da ala de escritores da Academia de Artes e Ciências de Cinema.

No ano passado, os vencedores do WGA, Julian Fellowes, com Assassinato em Gosford Park por melhor roteiro original e Uma mente brilhante, de Akiva Goldman, por melhor roteiro adaptado, também ganharam o Oscar nas mesmas categorias.

Jogando Boliche por Columbine, que foi o primeiro documentário a ser nomeado pelo WGA, também recebeu uma indicação para o Oscar como melhor documentário.

As Horas, com Nicole Kidman como a escritora britânica Virginia Woolf em uma história sobre a vida entrelaçada de três mulheres, também concorre ao Oscar como melhor filme. Kidman foi indicada como melhor atriz e Julianne Moore como melhor atriz coadjuvante.

Hare, um dramaturgo britânico conhecido por trabalhos explorando a dificuldade da expressão moral e emocional, foi premiado no Festival de Cinema de Berlim em 1985 como escritor e diretor de Weatherby, a triste história de uma professora que testemunha o suicídio de um aluno.

Reuters

mais notícias
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade