Capa Cinema & DVD Notícias

 

Direita de Hollywood reluta em participar do debate sobre Iraque

Sábado, 08 de março de 2003, 13h32

Onde foi parar o Arnold Schwarzenegger, bem agora que o presidente Bush precisa dele? O herói de ação do cinema e republicano fervoroso está completamente ausente do debate da "guerra das estrelas" sobre um ataque norte-americano ao Iraque, refletindo o silêncio da parte de muitos conservadores de Hollywood.

Enquanto os chamados "liberais" dos Estados Unidos estão subindo no palanque para combater a possível guerra contra o Iraque, apenas um punhado de celebridades se pronunciaram a favor da política do presidente norte-americano George W. Bush.

O agente de Hollywood Michael Levine, que no mês passado lançou um boicote nacional contra o vinho francês em nome de vários astros - que no entanto se recusaram a divulgar seus nomes -, disse que está decepcionado, mas não surpreso com o silêncio.

"Hollywood é uma cidade liberal. Declarar-se um conservador em Hollywood seria como se declarar-se carnívoro em uma convenção de vegetarianos", disse Levine à Reuters.

Liderando a cavalaria conservadora, o ator Fred Thompson (Law and Order), ex-senador republicano, aparece em um comercial de TV apoiando Bush. O anúncio de 30 segundos foi ao ar em Washington e Nova York esta semana.

"Graças a Deus temos um presidente com a coragem de proteger nosso país", diz ele no anúncio, pago pela organização Citizens United.

Outros que se manifestaram a favor da guerra foram o ator Bruce Willis, o cantor Kid Rock e o ator Jean Claude van Damme.

SILÊNCIO DOS CONSERVADORES

Mas o astro "exterminador" Schwarzenegger, que chegou a cogitar concorrer ao governo do Estado da Califórnia, não tomou partido no debate. Seu empresário disse que ele "não tem comentários" sobre o assunto.

Clint Eastwood, que já foi prefeito republicano da cidade de Carmel, também não comentou, e Harrison Ford, outro republicano, disse que ficou "aborrecido com a idéia" de que alguém possa imaginar que ele apóia a guerra.

Tom Cruise e Steven Spielberg, que expressaram apoio a Bush há alguns meses, estão calados desde então.

A analista política de Holywood Sherry Bebitch Jeffe disse que está curiosa para entender porque as celebridades conservadoras não estão se expondo em entrevistas, mas arriscou um palpite.

"A cultura de Hollywood, particularmente a comunidade criativa, tende a ser mais liberal. Acho que alguns conservadores de Hollywood estão receosos da falta de aceitação profissional no caso de se expressarem abertamente a favor do presidente Bush."

Reuters

mais notícias
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade