Capa Cinema & DVD Notícias

 

Cidade de Deus inaugura Festival de Cinema de Mar del Plata

Sexta, 07 de março de 2003, 09h40

O filme Cidade de Deus, do brasileiro Fernando Meirelles, abriu nesta quinta-feira o Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, que começou com um ato de abertura no qual não faltaram aplausos pela paz mundial pedido pelo coordenador artístico do festival, Miguel Pereira.

O filme brasileiro Cidade de Deus, que trata da infância corrompida pelo narcotráfico nas favelas do Rio de Janeiro, foi exibido fora do concurso pois já foi apresentado em festivais anteriores de cinema internacionais, onde foi muito premiado.

O governador da província de Buenos Aires, Felipe Solá, o secretário de Cultura da Nação, Rubén Stella, o presidente do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA), Jorge Coscia, e o prefeito de Mar del Plata, Daniel Katz, foram os encarregados dos discursos que inauguraram o festival.

Do lado de fora, milhares de pessoas, a maioria famílias, se amontoaram na entrada do Teatro Auditorium, para ver passar as estrelas de cinema que entravam no recinto pela passarela de 50 metros especialmente montada para a ocasião.

Um "forte e vigoroso" aplauso pela paz, que durou um minuto, aqueceu os ânimos da cerimônia inaugural. Depois dele, Jorge Coscia afirmou que este festival deve estar a altura do cinema que fizeram os argentinos em 2002.

"Já que o cinema argentino conseguiu ocupar um lugar no mundo, este festival também deve ocupar (...) Este é o festival do tempo que nos resta viver, com um cinema que hierarquiza conteúdos e a criatividade", disse Coscia em seu discurso de abertura.

Este ano, o festival procura um novo perfil, mais austero e progressista, que o torne na melhor mostra de cinema ibero-americano do mundo, atrativo porque apresenta filmes latino-americanos e mais periféricos do que outros festivos podem conseguir.

O evento, que termina em 15 de março, contará com dez sessões nas quais serão projetados filmes de distintos gêneros, a maioria provenientes da América Latina.

O júri oficial é composto pelo diretor espanhol Ventura Pons, a produtora indiana Deepa Mehta, o roteirista francês Pascal Bonitzer, os diretores Ulu Grosbard, um belga criado nos Estados Unidos, Carlos Sorín, da Argentina, e Suzana Amaral, do Brasil.

Os 16 filmes em concurso da sessão oficial vêm da Coréia do Sul, Brasil, Argentina, Estados Unidos, Israel, Espanha, Canadá, Irã, Dinamarca, Canadá, Finlândia, Alemanha, México e Holanda.

O festival de cinema de Mar del Plata, cerca de 400 quilômetros ao sul de Buenos Aires, teve sua primeira edição em 1959, durante o governo de Juan Domingo Perón, e durou até 1970.

Depois, não foi realizado durante 26 anos até que o governo do justicialista Carlos Menem (1989-1999) o instaurou de novo em 1996.

EFE

mais notícias
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade