Cinema › Notícias

Capa de cinema
Filmes
Onde Ver
Trailers
Notícias
Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Boletim
E-mail
 

Biografia de Banderas resgata sua infância e detalha vida nos EUA

Domingo, 02 de março de 2003, 15h16

A infância, as origens teatrais e a carreira cinematográfica de Antonio Banderas na Espanha e nos Estados Unidos estão sendo reunidas em uma biografia sobre o ator, que coincide com sua volta aos palcos em um espetáculo na Broadway.

Com aspectos pouco conhecidos da vida do ator, sobretudo de sua infância e de suas origens teatrais, a biografia, escrita por Ana Oliva, é o resultado de quase 30 horas de entrevistas entre a jornalista e Banderas em lugares tão distantes como Seattle, Nova York e Los Angeles (EUA), Londres, México, Málaga e Madri.

Oliva disse à EFE que "este livro tem sua origem em um primeiro encontro no ano de 1994 e no desejo de escrever uma biografia sobre um dos atores mais interessantes do cenário cinematográfico espanhol, que naquele momento acabava de iniciar sua carreira em Hollywood".

A jornalista acrescentou que esta biografia é a continuação de um primeiro livro publicado em 1995, do qual ela era co-autora e no qual a fase americana de Banderas era "incipiente e só contava com filmes como Philadelfia e Os reis do mambo".

Neste mais recente trabalho, considerado por Banderas como sua "biografia oficial", Oliva destaca que "a voz do ator está muito presente em todo o texto, para ilustrar passagens profissionais tão relevantes como sua estréia na direção ou sua participação em grandes produções como A máscara do Zorro, Frida e Pequenos espiões".

Durante o processo de produção do livro, a autora passou quase dois anos recolhendo opiniões de dezenas de atores, diretores, amigos e familiares. Além disso, na biografia também estão incluídas declarações do mais internacional dos atores espanhóis, que, acrescentou alguns textos e reflexões próprias à obra.

A partir dessas entrevistas, contrastadas com as opiniões do próprio ator malaguenho, Ana Oliva perfila a personalidade de Banderas e a sua evolução, sempre marcada por uma obsessão: vencer no mundo do espetáculo, primeiro no teatro e depois no cinema.

Com esta biografia, o leitor descobrirá, de cara, que o ator, na verdade, se chama José Antonio Domínguez Bandera e que gostava do pseudônimo Antonio Abascal, até que, finalmente, Almodóvar o influenciou a escolher seu nome artístico definitivo.

Nas 240 páginas do livro estão descritas as experiências de Banderas, desde o seu início como ator na escola até seu mais recente filme, Pancho Villa, que estreará em maio nos EUA, e sua volta aos palcos teatrais com a obra Nine, no Teatro Eugene O'Neill de Nova York.

Também estão no livro as dificuldades enfrentadas por Banderas em sua chegada a Madri, até que sua consagração no teatro sob a direção de Lluís Pasqual, o que lhe catapultou ao cinema e o tornou um dos membros de maior destaque da "trupe Almodóvar".

O livro inclui 44 fotos de Banderas, do seu nascimento e terceiro aniversário, passando por seu trabalho com a companhia Dintel, até seus principais filmes, como Two Much, durante o qual conheceu sua atual esposa Melanie Griffith, e Loucos do Alabama, sua estréia como diretor.

Também há fotografias de filmes ainda inéditos, como Imagining Argentina, que estrela ao lado da atriz britânica Emma Thompson.

EFE

mais notícias
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade