Cinema › Notícias

Capa de cinema
Filmes
Onde Ver
Trailers
Notícias
Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Boletim
E-mail
 

Chicago e As Horas disputam principais categorias do Oscar

Terça, 11 de fevereiro de 2003, 12h49

Cena de "Chicago" (Divulgação)
» Assista ao vídeo desta matéria
» Confira a lista de indicados

Trailers:
» Chicago
» Gangues de Nova York
» As Horas
» Senhor dos Anéis - As Duas Torres

O musical Chicago e o drama As Horas saíram na frente da disputa pelo Oscar deste ano, com 13 e 9 indicações cada um. A divulgação da lista de concorrentes à 75ª edição do prêmio não teve grandes surpresas, a não ser a ausência de Richard Gere na disputa da categoria de melhor ator por Chicago.

A produção de estréia de Rob Marshall concorre, no entanto, aos prêmios de melhor filme, diretor, atriz (Renée Zellweger), atriz coadjuvante (Catherine Zeta-Jones e Queen Latifah), ator coadjuvante (John C. Reilly) e roteiro adaptado. Este é o segundo musical em cerimônias consecutivas (depois de Moulin Rouge – Amor em Vermelho) a disputar o Oscar após uma ausência de 22 anos do gênero na festa.

O principal concorrente do musical vai ser As Horas, que está na disputa dos Oscars de melhor filme, diretor (Stephen Daldry), atriz (Nicole Kidman), atriz coadjuvante (Julianne Moore), ator coadjuvante (Ed Harris) e roteiro adaptado. O filme conta a história da ligação entre a escritora Virginia Woolf (Kidman) e duas mulheres de décadas diferentes (Moore e Meryl Streep) por meio do livro Mrs. Dalloway. Streep tinha sido cogitada para uma indicação ao Oscar de melhor atriz, mas concorre apenas ao de atriz coadjuvante, por Adaptação.

Gangues de Nova York, que recebeu tanto críticas positivas quanto muito negativas, concorre a 10 Oscars, inclusive o de melhor filme. A produção tem mais chances de render o prêmio de melhor diretor a Martin Scorsese, que nunca ganhou nada da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Há rumores de que o chefão da Miramax Films, Harvey Weinstein, e o diretor Steven Spielberg, um dos donos do estúdio DreamWorks, têm feito campanha juntos para a candidatura do cineasta. O filme sobre uma história de vingança na Manhattan na década de 1860 também disputa os Oscars de melhor ator (Daniel Day-Lewis) e roteiro original.

O Pianista chama atenção com indicações nas categorias principais da premiação: melhor filme, diretor (Roman Polanski), ator (Adrien Brody) e roteiro adaptado. A surpresa, no caso, é a indicação de Polanski, que não vai poder comparecer à cerimônia. Ele está foragido dos Estados Unidos desde 1978, quando confessou ter tido relações sexuais com uma menor de idade. O diretor fugiu para a França antes de saber qual seria sua sentença. O Pianista é sobre um músico judeu que tenta se esconder dos nazistas no gueto de Varsóvia, na Polônia.

O prêmio de melhor diretor também tem a participação de Pedro Almodóvar, por Fala com Ela. O filme espanhol também está na disputa do Oscar de melhor roteiro original ao lado de outro estrangeiro, o mexicano E Sua Mãe Também. Do México, também é uma certa surpresa a indicação de Salma Hayek para o prêmio de melhor atriz por sua atuação em Frida. Corre por fora na categoria a atriz Diane Lane, que teve uma ótima atuação em um filme ruim, Infidelidade, de Adrian Lyne.

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres teve apenas uma indicação importante, ao Oscar de melhor filme. A produção concorre também a 5 prêmios de categorias técnicas. No ano passado, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel foi a fita com o maior número de indicações, 13.

Além de Day-Lewis e Brody, a categoria de melhor ator vai ser disputada por Nicolas Cage (Adaptação) e pelo veteranos Jack Nicholson (As Confissões de Schmidt) e Michael Caine (The Quiet American). Entre os atores coadjuvantes, além de Reilly e Harris, estão na briga Chris Cooper (Adaptação), Paul Newman (Estrada para a Perdição) e Christopher Walken (Prenda-Me Se For Capaz). Uma ausência notada é a de Dennis Quaid, por Longe do Paraíso, que recebeu apenas duas indicações importantes, a de melhor atriz para Moore e a de melhor roteiro original. Para o Oscar de melhor atriz coadjuvante, a outra indicada foi Kathy Bates (AS Confissões de Schmidt).

O Oscar de melhor roteiro adaptado também tem em sua disputa Um Grande Garoto e Adaptação (para Charlie Kaufmann e seu irmão gêmeo Donald – este, por sinal, não existe, é apenas um personagem do filme). Para o de roteiro original, concorre também o maior hit do cinema independente em todos os tempos, Casamento Grego. Jogando Boliche por Columbine é o favorito absoluto ao Oscar de melhor documentário em longa-metragem. Para o prêmio de melhor longa-metragem em desenho animado, disputam a estatueta Era do Gelo, Lilo & Stitch, Spirit: O Corcel Indomável, Spirited Away e Planeta do Tesouro.

Cidade de Deus não foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Estão na disputa da categoria O Crime do Padre Amaro (México), Nirgendwo in Afrika (Alemanha), The Man Without a Past (Finlândia), Hero (China) e Zus & Zo (Holanda). O Oscar vai ser realizado no Kodak Theatre em 23 de março, com apresentação do comediante Steve Martin.

Leia mais:
» Você concorda com as indicações? Opine!
» Cidade de Deus não entra na disputa pelo Oscar
» Você achou justa a exclusão de Cidade de Deus na categoria de melhor filme estrangeiro? Opine!
» Almodóvar irá disputar Oscar de melhor diretor

Ricardo Bairos
Planet Pop

mais notícias
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade