Cinema › Notícias

Capa de cinema
Filmes
Onde Ver
Trailers
Notícias
Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Boletim
E-mail
 

Mostra SP: Veja as principais atrações da programação de sábado

Sábado, 19 de outubro de 2002, 14h16

» Saiba tudo sobre a 26ª Mostra

O novo filme do espanhol Pedro Almodóvar, Fale com Ela, é uma das principais atrações internacionais deste sábado na 26ª Mostra BR de Cinema. Veja a seguir algumas das principais opções da programação:

Fale com Ela - O diretor Pedro Almodóvar conta a história da amizade de dois homens que se conhecem num hospital onde estão internadas duas mulheres em estado de coma. Benigno (Javier Cámara) é o enfermeiro prestativo que cuida da bailarina Alicia (Leonor Watling).

O jornalista Marco (Darío Grandinetti) não consegue se conformar que sua amante, a toureira Lydia (Rosario Flores), não dê sinais de vida. Ao contrário de Marco, Benigno não deixa de "conversar" com sua paciente enquanto cuida de seu corpo.

Benigno a trata como se a jovem pudesse compreender o que ele diz, preparando-a para o momento em que acordar de seu longo sono.

A partir daí, desperta a amizade de Marco que se torna o único companheiro do enfermeiro rumo a um envolvimento trágico com sua amada em coma.

Domingo - Documentário do diretor Charles McDougall, traz uma entrevista com dezenas de sobreviventes e parentes dos 13 manifestantes mortos durante o Domingo Sangrento, como ficou conhecida a repressão à marcha pelos direitos civis em Londonderry, Irlanda do Norte.

A manifestação pacífica foi esmagada por tropas militares britânicas no dia 30 de janeiro de 1972 e serviu de pretexto para o recrudescimento das ações do Exército Republicano Irlandês (IRA).

Jogando Boliche por Columbine - Documentário do diretor Michael Moore sobre a tragédia na escola de segundo grau Columbine em Littleton, Colorado, em 1999. O filme traz cenas arrebatadoras e inéditas sobre um dos massacres juvenis mais famosos da história dos Estados Unidos.

Dívida de Sangue - O diretor/ator Clint Eastwood interpreta Terry McCaleb, um veterano agente do FBI obrigado a se aposentar depois de sofrer um enfarte e passar por um transplante de coração.

Dois anos depois, uma bela desconhecida revela um segredo que o faz retornar à ativa. Sua vida fora salva com a morte de outra pessoa, vítima de um assassinato que permanece sem solução. Contrariando as recomendações médicas, o agente passa a investigar o crime.

Irreversível - O filme de Gaspar Noé escandalizou o público no último Festival de Cannes por causa do excesso de violência e, principalmente, uma longa cena de estupro protagonizada pela atriz e modelo Monica Bellucci.

O filme conta sua história de trás para a frente - exatamente como se fez no recente Amnésia, de Christopher Nolan. Assim, o que se vê é primeiro uma sangrenta vingança. Depois, o motivo dela, o estupro, mostrado com todos os requintes de brutalidade e humilhação capazes de torná-lo repulsivo.

Vênus Boyz - Muitas décadas depois de o fenômeno das drag queens tomar as ruas e se tornar perfeitamente conhecido, um novo tipo de comportamento sexual começou a mudar a cena em cidades como Nova York e Londres.

Lá, surgiram aquelas que são chamadas de drag kings, ou seja, mulheres que muitas vezes vestem-se como homens, mas não necessariamente querem se tornar homens nem recorrer a operações de mudança de sexo, embora algumas se submetam a injeções de testosterona, o hormônio sexual masculino.

Esse universo é mostrado pela diretora austríaca Gabriel Baur (que usa o prenome masculino) num documentário surpreendente.

Naqoyqatsi - O diretor Godfrey Reggio é velho conhecido do público da Mostra. Seu filme Koyaanisqatsi fez sucesso em 1984, seguido por Powaqqatsi, de 1988. Ele fecha a trilogia com Naqoyqatsi.

Na língua indígena hopi (tribo do Arizona), "naqoyqatsi" quer dizer "a guerra como estilo de vida". A partir de imagens do cotidiano, alteradas digitalmente, Naqoyqatsi mostra como a tecnologia está mudando a vida das pessoas. Como nos filmes anteriores, o diretor abdica da fala e enfatiza o poder das imagens com música de Philip Glass.

Poeira do Tempo - O diretor macedônio Milcho Manchevski lança o fio de sua história na Nova York moderna, quando um ladrão (o inglês Adrian Lester) assalta o apartamento de uma velha doente, Angela (Rosemary Murphy).

Aparentemente inválida, Angela consegue inverter a situação, passando de vítima a algoz do ladrãozinho, que coloca sob a mira de um revólver bastante certeiro.

Nesta condição, transforma-o no contrariado ouvinte de uma longa saga de sangue e violência, que se desdobra por vários conflitos do século 20, desde a luta separatista de rebeldes macedônios contra soldados turcos (sempre retratados com implacável incorreção política), passando pela disputa entre dois irmãos no velho Oeste americano (o inglês Joseph Fiennes e o australiano David Wenham) em torno de uma mulher (a francesa Anne Brochet, de Cyrano de Bergerac).

Gente da Sicília - Um homem (Gianni Buscarino) retorna à sua aldeia natal na Sicília depois de 15 anos de ausência. Reencontra a mãe (Angela Nugara), que não viu por todo esse tempo, e começa uma jornada de volta às suas memórias. Busca uma compreensão do que é e do que foi ele mesmo, sua família, sua terra tão contraditória e sagaz. Esse espírito ancestral, arcaico e profundo da Sicília perfuma este filme originalíssimo e despojado de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet.

Durval Discos - Premiado com sete kikitos no último Festival de Gramado, o filme de Anna Muylaert conta a história de Durval, que sobrevive de uma decadente loja de discos de vinil instalada na casa em que mora com a mãe. Após convencê-la a contratar uma empregada, ele ganha um problema: cuidar da suposta filha da moça, a sapeca Kiki, de 5 anos.

Separações - A comédia de Domingos de Oliveira conta o drama de Cabral, um diretor teatral casado com Glorinha, 25 anos mais nova que ele. Depois de frenéticas discussões, o casal resolve dar uma pausa na relação e, nesse ínterim, Glorinha se apaixona pelo arquiteto Diogo.

Dirigindo e protagonizando a fita, Domingos de Oliveira assina os costumeiros trocadilhos que tornam suas obras peculiares. Sem pudores, admite as limitações de seus personagens e, a partir deles, cria excelentes discussões sobre a natureza humana.

Leia mais:
» Mostra SP: Ator Lázaro Ramos domina filme Madame Satã
» Mostra SP: Columbine traz cenas inéditas do massacre de 99
» Mostra SP: Domingo fala de tragédia na Irlanda do Norte
» Mostra SP: Durval Discos traz a nostalgia do vinil
» Mostra SP: Em Dívida, Eastwood volta a abordar a velhice
» Mostra SP: Invencível é fraca obra de Werner Herzog
» Mostra SP: Almodóvar faz tragicomédia com Caetano
» Mostra SP: Venus Boyz terá performance ao vivo de drag kings
» Mostra SP: Amazônia sem exotismo é destaque brasileiro de sábado

Reuters

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade