Cinema › Notícias

Capa de cinema
Filmes
Onde Ver
Trailers
Notícias
Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Boletim
E-mail
 

Festival de Curtas exibe obra inédita de Carlos Reichenbach

Segunda, 19 de agosto de 2002, 19h40

Cena de "A Janela Aberta", de
Philippe Barcinski (Divulgação)
» Confira o especial

O 13º Festival Internacional de Curtas-Metragens exibirá este ano em São Paulo, de 22 a 31 de agosto, trabalhos premiados nas principais mostras mundiais, além de mais de 100 filmes brasileiros, incluindo obras de cineastas consagrados como Walter Salles, Flávio Frederico, José Roberto Torero e o último projeto de Carlos Reichenbach, Equilíbrio e Graça.

As exibições no Museu da Imagem e do Som (MIS), Centro Cultural Banco do Brasil, CineSesc, Espaço Unibanco, Centro Cultural São Paulo, Cinusp, FAAP e Museu de Arte Moderna são gratuitas.

"Nosso festival é o maior evento do gênero nas Américas", disse à Reuters a produtora Zita Carvalhosa, responsável pela organização. "Desde o seu surgimento, o festival tem servido não apenas para valorizar o formato curta-metragem como para estimular o surgimento de novos talentos."

O cineasta fluminense Eduardo Valente, vencedor este ano do prêmio Cine Foundation no Festival de Cannes com o filme Um Sol Alaranjado, teve seu trabalho exibido na edição do ano passado do Festival Internacional de Curtas.

O curta Socorro Nobre, dirigido por Walter Salles, que originou o premiado longa Central do Brasil, também foi exibido pelo festival.

"Temos uma geração de cineastas brasileiros que antes de se projetar lançaram seus primeiros trabalhos em curta-metragem em nosso festival", revela Zita Carvalhosa.

Em entrevista realizada em São Paulo para anunciar a relação de participantes da nova mostra, Zita disse que Santos também sediará o evento, com a exibição de filmes dirigidos ou estrelados por santistas, como o roteirista e diretor José Roberto Torero e o ator Alexandre Borges. Outras extensões do festival serão realizadas também no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.

A Mostra Internacional trará os vencedores dos festivais de Cannes e Berlim, respectivamente Depois da Chuva, do húngaro Péter Mészáros, e Alvorada, do britânico Martin Jones.

No total são 63 filmes de 39 países. Juntos, os curtas selecionados acumulam cerca de 100 prêmios em festivais internacionais.

A série Dez Olhares de Cineastas Sobre a Globalização, organizada pela revista francesa Cahiers du Cinéma, trará o curta Uma Pequena Mensagem do Brasil - a Saga de Castanha e Caju Contra o Encouraçado Titanic, da dupla Daniela Thomas e Walter Salles. O filme foi exibido este ano em Cannes e teve boa recepção. A Mostra Latino-Americana será realizada com 28 filmes de sete países, sendo 12 mexicanos.

No segmento brasileiro, participam 105 filmes, destacando-se Palace II, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, que deu origem ao longa Cidade de Deus, Amor, de José Roberto Torero, A Janela Aberta, de Philippe Barcinski, e o esperado Equilíbrio e Graça, de Carlos Reichenbach.

Como nos anos anteriores, o festival também dará espaço para oficinas e workshops sobre cinema, principalmente com moradores de bairros periféricos da cidade.

Durante sete dias, os participantes receberão orientação para produzir seus próprios filmes, retratando a realidade de suas comunidades.

Todos os eventos são patrocinados pela Petrobras, que também exibirá filmes selecionados pelos programas Curta Petrobras e Petrobras Digital. As seções de curtas patrocinadas pela Petrobras no Espaço Unibanco de São Paulo já foram vistas por um milhão de pessoas.

Reuters

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade