Cinema › Notícias

Capa de cinema
Filmes
Onde Ver
Trailers
Notícias
Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Boletim
E-mail
Busca
 

10º Anima Mundi começa nesta sexta no Rio de Janeiro

Quinta, 11 de julho de 2002, 16h46

O maior festival de animação do Brasil completa dez anos. Na primeira edição, em 1993, foram 144 trabalhos convidados de seis países diferentes. Em comparação, nesta décima edição, a produção do Anima Mundi recebeu a inscrição de 760 trabalhos. Dos 46 países participantes desta edição, o Brasil é o que conta com o maior número de produções, 168, incluindo as convidadas, seguido dos Estados Unidos, 106, e Canadá, 93

No primeiro ano dos festival, os 144 filmes apresentados foram convidados a participar. Os cariocas puderam ver 30 filmes brasileiros. Como fruto de seu amadurecimento, o Anima Mundi hoje é também um festival itinerante, que acontece em várias cidades do Brasil.

O festival celebra seus 10 anos trazendo ao púbico brasileiro uma seleção com os melhores filmes e vídeos do mundo da animação. Serão apresentados curtas e longas-metragens, seriados e comerciais de diversos países realizados em diversos estilos visuais, linguagens narrativas e técnicas de animação. Como parte dessa comemoração, quatro convidados de tirar o chapéu participam do Papo Animado: o diretor Peter Lord, da Aardman, produtora de A Fuga das Galinhas; o brasileiro Carlos Saldanha, da Blue Sky, um dos diretores de A Era do Gelo; o polonês Jerzy Kucia, com suas imagens experimentais e reflexivas; e a produtora brasileiríssima Vetor Zero, extremamente atuante no mercado publicitário e de produção para TV.

Uma das novidades deste ano é o Prêmio Especial Primeira Obra, nova categoria da Mostra competitiva para os autores que estreiam no festival. A melhor dessas animações recebe R$ 2 mil.

Papo Animado
O convidado brasileiro do Papo Animado em 2002 será a produtora Vetor Zero, de São Paulo. Eles são extremamente atuantes no mercado publicitário, sendo responsáveis por, entre outros, personagens como o ET do portal Terra e a tartaruguinha da série da Brahma, série de anúncios que acaba de ganha o prêmio de Melhor filme publicitário no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França.

Já o convidado internacional ocupa esse lugar por ser hoje um respeitado profissional do mercado americano, um dos diretores do filme recém-estreado Era do Gelo. Mas Carlos Saldanha é brasileiríssimo e vai falar, em português, sobre a sua carreira de sucesso nos Estados Unidos.

Workshops
Este ano o festival irá contar com a participação de Jason Spencer-Galsworthy, do estúdio Aardman, que produziu o sucesso Fuga das Galinhas (Chicken Run). Fera em animação de bonecos na técnica stop motion, Jason acumula experiência em filmes como A Close Shave e Stagefright, além de Chicken Run, ao lado dos diretores Steve Box, Peter Lord e Nick Park, que o reconhecem como um dos melhores da Aardman (www.aardman.co.uk), onde trabalha há sete anos.

Estúdio Aberto
As oficinas do Estúdio Aberto permitem ao público experimentar diversas técnicas de animação, com a orientação de uma equipe de monitores especialmente treinados. Com eles, o participante adquire noções básicas de como é realizada uma animação. Em todas as oficinas o resultado é revelado imediatamente através de monitores de vídeo.

Confira as oficinas:

Oficina 3D
Animação de objetos e massa de modelar. Os participantes criam pequenos personagens com massinha de modelar ou utilizam objetos, que são colocados em um cenário tridimensional para serem animados e gravados instantaneamente por uma câmera.

Oficina 2D
Animação de recortes e desenhos. Os participantes aprendem noções básicas de animação e utilizam ambas técnicas para dar movimento a seus personagens. O trabalho é animado diretamente debaixo de uma câmera.

Animação Básica
Confecção de livrinhos animados — os flipbooks — e animações para o zootrópico. Os participantes podem ver o resultado de sua animação imediatamente, sem a necessidade de uma câmera ou projetor.

Animação Direta na Película
Os desenhos são feitos diretamente com canetas coloridas num filme de 35mm transparente, que imediatamente depois é projetado em uma "moviola".

Pixilation
Pessoas e objetos são filmados quadro a quadro, criando uma animação divertida e alguns efeitos especiais. Opções de personagens são oferecidas por um figurino composto por fantasias variadas.

Areia
Com um punhado de areia e uma mesa de filmagem iluminada por baixo, belos e surpreendentes efeitos podem ser obtidos pelo participante.

DATAS E LOCAIS

  • Rio de Janeiro
    De 12 a 21 de julho

    - Centro Cultural Banco do Brasil
    - Espaço Cultural dos Correios
    - Estação Botafogo
    - Cine Odeon
    - Centro Cultural da Justiça

  • São Paulo
    De 24 a 28 de julho

    - Centro Cultural Fiesp
    - Museu da Imagem e do Som
    - Centro Cultural Banco do Brasil
    - Auditório de Centro Brasileiro Britânico
    - Espaço Unibanco de Cinema

    Redação Terra

  • mais notícias


     
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade