Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

MAM transfere acervo de cinema para ambiente apropriado

Segunda, 03 de junho de 2002, 20h58

Até o final de setembro, cerca de 48 mil latas de filmes nacionais (um total de 10 mil títulos) serão levados do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro para a Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A decisão de transferir o acervo foi tomada pela direção do MAM, após constatar que os filmes estão ameaçados pela umidade.

Há quatro anos, a diretora do MAM elaborou um projeto para catalogar e diagnosticar o estado do acervo. A conclusão foi que, se continuassem na cinemateca atual, os filmes se deteriorariam.

Para se criar um ambiente próprio ao acervo, seria necessário construir um depósito especial, cuja obra foi orçada em R$ 3 milhões e a manutenção em R$ 100 mil mensais.

Existente desde 64, o acervo do MAM tem filmes produzidos pela extinta Companhia Atlântida, noticiários do Canal 100 (do produtor Carlos Niemeyer) e produções de Luiz Carlos Barreto, entre outras raridades. É possível que uma pequena parte dos filmes seja encaminhada ao Arquivo Nacional, no Rio, como os institucionais do Exército, do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) e da Companhia Vale do Rio Doce.

Um abaixo assinado está sendo preparado para que a cinemateca do MAM não feche suas portas. O documento será enviado para o Ministério da Cultura, para a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, para a Federação Internacional de Arquivos de Filmes (Fiaf) e para a UNESCO.

Agência Brasil

mais notícias


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade