Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Astro de filme indiano quer sentir o gostinho da fama

Sábado, 01 de junho de 2002, 12h50

Um filme de quase quatro horas, em língua estrangeira, sobre uma partida de críquete na Índia, soa como se fosse capaz de embalar o sono de qualquer platéia norte-americana. Em lugar disso, pode ajudar a criar um novo astro internacional. Lagaan: Once Upon a Time in India, o elogiado sucesso indiano que está chegando aos cinemas dos EUA agora, está levando Hollywood a tomar consciência do grande cinema indiano, famoso por suas tramas chamativas e música tão irresistível que invariavelmente leva as heroínas a sair rebolando.

E o filme pode também promover a carreira em Hollywood de seu protagonista, chamando a atenção das platéias norte-americanas acostumadas a astros do Extremo Oriente, como Jackie Chan e Chow Yun-Fat, para um galã do sul da Ásia: o indiano Aamir Khan. Aos 37 anos de idade, bonito e conhecido por selecionar seus papéis criteriosamente, Khan é um dos maiores astros de cinema da Índia, um país inigualado em sua paixão pela sétima arte e suas celebridades.

Agora ele está pensando em trabalhar fora de Mumbai (ex-Bombaim), coração do cinema feito na língua hindi, e, para isso, estuda a possibilidade de atuar em Hollywood, fazendo filmes em inglês - como muitos indianos altamente instruídos, Khan tem o inglês como sua primeira língua.

Para escapar da camisa de força dos filmes rodados exclusivamente em hindi, o ator escolheu um agente para representá-lo em Hollywood e viajou pelos Estados Unidos para promover Lagaan, que foi indicado para o Oscar de melhor filme em língua estrangeira, este ano, e está em cartaz no momento nos EUA. Khan contou que lhe mostraram sete ou oito roteiros de filmes durante sua estadia recente em Los Angeles, na entrega dos Oscar. Mas ele rejeitou todos.

O ator enfrentará desafios para fazer a passagem de Bollywood a Hollywood. "Muitos atores indianos aqui em Nova York e no resto dos EUA só conseguem atuar em filmes de Hollywood em papéis de motoristas de táxi ou médicos", disse o jornalista freelancer indiano Aseem Chhabra, especializado em cinema. Ele acha que Khan vai preferir esperar até que lhe seja oferecido um papel que esteja à altura de sua fama perante o público do sul da Ásia.

Lagaan conta a história de um grupo fictício de aldeões indianos em 1893, sofrendo uma seca arrasadora e os impostos desumanos cobrados pelo comandante britânico na área. Este manda dizer aos habitantes do povoado que eles serão liberados do imposto se conseguirem derrotar os britânicos no críquete, um esporte na época desconhecido deles.

A luta para vencer a partida fascina as platéias indianas. Os britânicos colonizaram a Índia por quase 200 anos e deixaram para trás o críquete como um de seus legados. Hoje, é o esporte mais praticado no sul da Ásia.

A irmã do comandante, Elizabeth, rompe as fronteiras do sistema colonial e passa a ensinar as jogadas do críquete ao fazendeiro Bhuvan (Khan), em segredo, e, nesse processo, eles se apaixonam. Falando da injustiça do colonialismo, de um amor que rompe tabus e da luta de um grupo de camponeses sem poder, Lagaan acabou por mexer com platéias dentro e fora da Índia.

Reuters

mais notícias


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade