Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Lobby infantil vence e elimina "censura" de Homem-Aranha

Sexta, 24 de maio de 2002, 16h25

Confusões nas filas dos cinemas, crianças emburradas e pais incorformados. Tais reações eram motivadas pela classificação do longa-metragem mais comentado do ano, Homem-Aranha, o Filme, que proibia a entrada de menores de 12 anos. Mas a partir desta sexta-feira, não há mais motivos para birras: a "censura" agora é livre.

Devido a pedidos de espectadores mirins, o Ministério da Justiça resolveu assistir novamente à fita e liberar a superprodução para todas as idades na noite de quinta-feira, segundo a assessoria de imprensa da distribuidora Columbia Pictures.

Para o responsável pela classificação, o secretário nacional de Justiça, João Benedicto de Azevedo Marques, "as pessoas vinham falar com a gente nos aeroportos e até mesmo dentro dos táxis. Recebemos telefonemas e um número muito grande de emails".

"Se um pré-adolescente de 12 anos pode assistir, por que não liberar também para as crianças de 10 anos? Afinal, é um filme de fantasia, de um herói do bem que luta contra o mal", disse Marques em entrevista à Reuters.

Ótima notícia
Pela determinação, a indicação 12 anos proíbe que crianças com idade inferior, mesmo na companhia dos responsáveis, assistam ao filme. Segundo a assessoria de imprensa da Columbia, o motivo da primeira classificação estipulada era "violência leve e baixa tensão", ou seja: cenas de luta com sangue.

Nos Estados Unidos, menores de 13 anos podem entrar no cinema para conferir o filme Homem-Aranha acompanhadas por adultos, que precisam assinar uma carta assumindo a responsabilidade.

Para Adriana Cacace, diretora de marketing do Cinemark - a maior rede de salas de exibição do país -, a procura das crianças foi enorme, uma vez que a aventura tem o perfil do público infantil e adolescente.

"A confusão aconteceu porque somos obrigados a cumprir a decisão e não permitimos a entrada de menores. Quando os pais chegavam ao guichê, argumentavam que os filhos estavam ansiosos e que se responsabilizavam, mas não pudemos ceder", disse ela.

Os cinemas e a Columbia Pictures estão comemorando a decisão, que significa um maior sucesso na venda de ingressos. "É uma ótima notícia, esse fim de semana vai se forte", aposta Adriana.

Recorde no Brasil
Em seu fim de semana de estréia no Brasil (de 17 a 19 de maio), o herói dos quadrinhos atraiu 1,3 milhão de espectadores a mais de 600 salas de cinema do país, segundo a assessoria de imprensa da Columbia Pictures.

Tal resultado faz com que o filme de Sam Raimi passe a ser o maior lançamento de todos os tempos no país, ultrapassando o antigo recordista, Harry Potter e a Pedra Filosofal, com 780 mil espectadores na estréia.

Nos Estados Unidos, Homem-Aranha arrecadou quase 300 milhões de dólares em bilheteria. Em seus 17 dias em cartaz no circuito comercial norte-americano, o longa-metragem já figura entre os maiores sucessos da história do cinema.

Reuters

mais notícias


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade