Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Devdas é exibido em Cannes e provoca "febre" de Bollywood

Quinta, 23 de maio de 2002, 18h24

A febre de Bollywood tomou conta de Cannes na quinta-feira, com filmes de arte dando lugar ao indiano Devdas, uma história clássica de amor infeliz em um mundo de palácios luxuosos.

Considerado a produção mais cara da história do cinema indiano, o musical tem como protagonistas o ator Shah Rukh Khan e a ex-Miss Mundo Aishwarya Rai, o casal mais célebre do cinema da Índia.

O filme de três horas conta a história de Devdas, um homem atormentado por seu amor de infância e incapaz de retribuir o afeto de uma prostituta.

A escolha pela sua exibição em Cannes, ainda que fora de competição, ocorre na esteira da indicação de outro filme comercial indiano na disputa pelo Oscar em 2002, Lagaan.

A indústria cinematográfica de Mumbai (ex-Bombaim), conhecida como Bollywood, realiza centenas de produções por ano, mas poucas chegam às telas do exterior.

"A chegada de um filme comercial indiano aqui (em Cannes) é uma grande honra para toda a indústria", disse o diretor Sanjay Leela Banshali.

Outros trabalhos do país asiático exibidos anteriormente no festival eram pouco comerciais, com histórias de pobreza, opressão feudal e desemprego, feitos por cineastas renomados como Satyajit Ray, Shyam Benegal e Raj Kapoor.

Patinando em gelo fino
O filme é baseado em um romance popular, e sua estréia está sendo aguardada na Índia com fervor pelos milhares de fãs de Khan e Rai.

"É o mesmo que refilmar A Noviça Rebelde para o cinema indiano, então estamos patinando em gelo fino", disse Khan em entrevista à imprensa.

Ele espera que o filme atinja platéias da Grã-Bretanha, onde a mania de Bollywood se alastra. O novo musical de teatro de Andrew Lloyd Webber, por exemplo, é baseado em um tema de Bollywood, e chama-se Bombay Dreams ("sonhos de Bombaim", em tradução literal).

Porém, Banshali refuta sugestões de que os realizadores indianos mudarão seu estilo para agradar às platéias ocidentais. "O estilo terá de ser aceito do jeito que é", disse.

Reuters

mais notícias


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade