Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Filmes palestino e finlandês são favoritos à Palma de Ouro

Quinta, 23 de maio de 2002, 16h44

Os filmes Intervenção Divina do palestino Elia Suleiman e O Homem sem Passado do finlandês Afki Kaurismaki encabeçam as listas dos favoritos à Palma de Ouro elaboradas por revistas especializadas, três dias antes do encerramento do Festival de Cannes.

Veja também:
» Cobertura completa do Festival de Cannes
» Fotos

Na classificação da Sreen International, baseada nas opiniões de dez críticos de diversas nacionalidades que atribuem aos filmes de 0 a 4 palmas, o primeiro lugar é ocupado pelo O Homem sem Passado, seguido de perto por Bowling for Columbine de Michael Moore e All or Nothing de Mike Leigh.

Por sua vez Moving Pictures, que classifica os filmes com notas de 1 a 20 dadas por 14 críticos do mundo inteiro, encabeça sua lista com Intervenção Divina. E na seqüência O Homem sem Passado e Sweet Sixteen de Ken Loach.

Os críticos franceses consultados pela Le Film Français dão também a Palma a O Homem sem Passado, enquanto que a revista Zurban, cujo júri é também de críticos franceses, põe em primeiro lugar o Intervenção Divina e em segundo O Homem sem Passado.

Já entre as opiniões expressadas nas conversas permanentemente trocadas nas passarelas do Palácio dos Festivais de Cannes pelos numerosos jornalistas que cobrem este evento internacional do cinema, os três filmes mais citados são também Intervenção Divina, e O Homem sem Passado e Bowling for Columbine.

Mas é preciso assinalar que ainda há três dias para o anúncio final e que, a partir de agora, entrarão na competição vários outros filmes, entre os quais a esperada última obra de Roman Polanski, The Pianist.

Quanto aos prêmios por interpretação, os papéis masculinos que poderão ser premiados este ano em Cannes, começando por Jack Nicholson por About Schmidt e Ralph Fiennes por Spider, ambos magistrais. Mas Elia Suleiman, ator além de diretor de Internvenção Divina e cuja interpretação fez com que muitos críticos evocassem Buster Keaton, pode ser eleito também pelo júri, como também o italiano Sergio Castellitto, intérprete do filme de Marco Bellocchio A Hora da Religião.

Quanto aos papéis femininos, duas atrizes se destacam claramente a esta altura da competição: Miranda Richardson, extraordinária em seu triplo papel em Spider, e a francesa Ariane Ascaride, por Marie-Jo e seus Amores. Poderia também ser incluída na lista Katty Bates, brilhante ao lado de Jack Nicholson em About Schmidt.

Reuters

mais notícias


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade