Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Reino Unido chega a Cannes com sexo, drogas e rock'n'roll

Sábado, 18 de maio de 2002, 11h45

O Reino Unido trouxe sexo, drogas e rock'n'roll a Cannes neste sábado com "24 Hour Party People" concorrendo ao prêmio máximo no festival de cinema mais famoso do mundo.

O barulhento filme de Michael Winterbottom é um dos três filmes britânicos concorrendo à Palma de Ouro em Cannes e, assim como seus compatriotas Mike Leigh e Ken Loach, o diretor sempre foi um favorito em Cannes. Winterbottom, com apenas 41 anos, já esteve em Cannes como jurado, julgando o trabalho de seus colegas, e "24 Hour Party People" é seu terceiro filme na competição.

O filme relata 16 anos intensos no cenário musical de Manchester, norte da Inglaterra, desde a fundação da Factory Records até a ascensão e queda do legendário night club Hacienda.

A história é contada pelo apresentador de televisão que virou promoter Tony Wilson, interpretado em grande estilo pelo comediante britânico Steve Coogan, que deleita o público. A música dos Sex Pistols, Joy Division, New Order e Happy Mondays oferece uma trilha com uma saga dos excessos do rock.

O filme, que arrecadou quase 1 milhão de libras (US$ 1,5 milhão) desde seu lançamento no Reino Unido, no mês passado, recebeu críticas contraditórias de influentes revistas em Cannes.

A Screen International chamou o filme de "anárquico, irritante e ambicioso... um verdadeiro item esquisito cujo eventual status cult - como aquele da música que retrata - poderia exceder sua performance comercial em milhas". A Variety considerou o filme um "tributo áspero, forte, normalmente cômico, a um período quando Manchester e a Inglaterra eram o epicentro do punk rock".

Mas críticos concordaram ao dizer que o filme perde a força na segunda metade e pode acabar sendo um grande desafio de marketing na arena internacional. Entretanto, não há dúvida de que o trabalho de Winterbottom tem sido tanto produtivo quanto variado, indo desde o road movie "Desejo você" ao filme sobre a guerra na Bósnia "Bem vindo a Sarajevo".

Reuters

mais notícias


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade